Sejus faz doação de bolas para escola de Poranga e prefeitura de Sobral

24 de junho de 2011 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania (Sejus), Mariana Lobo, tem encontro marcado com o prefeito de Sobral, José Clodoveu Neto e o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prudêncio de Pinho, Daniel Marinho Almeida, na próxima segunda-feira (27.06.11), às 15 horas, em seu gabinete. Na ocasião, acontecerá a entrega solene de material esportivo, confeccionado por integrantes do sistema prisional, das unidades do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e Penitenciárias Industrial e Regional do Cariri e de Sobral (PIRC e PIRS), respectivamente, 20, 10 e 15 internos.

Totalizam 280 bolas, 27 redes e 90 tabuleiros de jogos executados pelo convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Governo do Estado do Ceará. O coordenador do sistema penitenciário (Cosipe/Sejus), Bento Laurindo e o secretário de esporte de Sobral, Hermenegildo Soares, estarão presentes, além de outros convidados. O trabalho faz parte do programa Pintando a Liberdade do Governo Federal de inclusão social e de resgate da cidadania.

Segundo o Ministério do Esporte a inclusão social está relacionada à distribuição do material esportivo para escolas e comunidades carentes, garantindo o acesso de muitos jovens ao esporte e à educação. Por outro lado, o resgate da cidadania deve-se à mão de obra que faz as peças, oriunda de detentos do sistema prisional brasileiro. Vale ressaltar, que um dos produtos feitos no Brasil, a bola de futsal com guizo para deficientes, teve o reconhecimento do programa, internacionalmente. No Ceará, o trabalho tem a supervisão do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso (NAPAE/Sejus), que faz a seleção dos detentos, treina e acompanha a produção.

Doações

Para a Prefeitura de Sobral:

80 bolas de futebol de campo
80 bolas de futsal