Sejus recebe doação de viaturas do Ministério da Justiça

30 de junho de 2011 - 19:42

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) recebe, por doação, do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), três veículos-cela, nesta sexta-feira (01.07), na cidade de Tatuí, em São Paulo. A cerimônia de entrega acontecerá na empresa onde os veículos foram adaptados. Representando a Sejus, estarão presentes o Coordenador da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Bento Laurindo, e o supervisor do Núcleo de Transporte da Sejus, Jorge Aguiar. 

Na ocasião, o Departamento Penitenciário (Depen/MJ) repassará, simbolicamente, as chaves das 88 viaturas e em seguida providenciará os emplacamentos, a fim de encaminhá-las para os estados com toda a documentação de transferência legalizada, sem ônus para os mesmos. No Ceará, os novos carros, que passam a integrar a frota do Governo do Estado e auxiliarão na rotina de transporte de internos das grandes unidades penitenciárias.

Segundo o Ministério da Justiça, o investimento de R$ 9 milhões vai auxiliar na padronização do transporte de detentos nos sistemas prisionais estaduais. Os carros tipo furgão têm capacidade para transportar até oito presos e contam com sistema de câmeras que transmite as imagens para a cabine dos veículos. Com essa doação, o Depen dá seguimento ao plano de modernização dos sistemas penitenciários estaduais. Nos últimos anos, já foram cedidos computadores, detectores de metal, aparelhos de raio-x e ambulâncias, somando mais de R$ 26 milhões de investimentos.