Sejus participa, por meio dos Conselhos, de Seminário Estadual Calçadas Acessíveis

13 de julho de 2011 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) participa no próximo dia 15 de julho, (sexta-feira), do 2° Seminário Estadual Calçadas Acessíveis, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), na Rua Castro e Silva, 81- Centro. O evento é uma promoção do Instituto da Cidade, da Universidade Federal do Ceará e do CREA. Participarão gestores municipais, secretários, arquitetos e urbanistas, estudantes, professores, juristas e representantes de entidades e organizações.
O tema faz parte de estudos, estatísticas e de desenvolvimento de projetos no âmbito do governo estadual através do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), órgão colegiado da Sejus. Segundo o presidente do CEDEF, Antônio Alves Ferreira, “temos que buscar o fortalecimento entre a comunidade e as gestões públicas para a garantia de acessibilidade adequada a toda situação a fim de facilitar dentro dos espaços públicos os melhores mecanismos de ir e vir do cidadão, em calçadas que  proporcionem a locomoção de deficientes e de outras limitações.”
A Secretaria da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, diz que é importante a sociedade civil fazer o trabalho de monitoramento e fiscalização das políticas públicas para a execução deste projeto, que é nacional, e a Sejus tem e disponibiliza o espaço ideal para que as mesmas possam apresentar suas sugestões, que é o CEDEF.
A Coordenadora de Cidadania da Sejus, Eline Marques Dantas será uma das debatedoras, às 14h30, do Painel 3: Calçadas Acessíveis – Um Direito de Todos, com apresentação do Secretário das Cidades, Camilo Santana. Eline estará acompanhada na discussão pela vereadora, por Fortaleza, Eliana Gomes, e pela mestre em arquitetura e urbanismo, do Rio Grande do Norte, Lia Mamede.
O Seminário tem por objetivo central promover um amplo debate sobre a questão da acessibilidade urbana, especificamente para os municípios cearenses, no que diz respeito ao desempenho no uso das calçadas. As informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones: (85) 3253.3441, 8865.8192, 8626.5683 ou 9667.3251.