Biblioteca do presídio feminino dobra o tamanho do acervo em dois anos de funcionamento

25 de julho de 2011 - 16:33

 

A Biblioteca do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa dobrou de tamanho em menos de dois anos de funcionamento, graças a doação de instituições, pessoas físicas e parceiros. Inaugurada em 2009 com 2.000 livros com auxílio da Secretaria da Cultura do Estado, hoje a biblioteca possui acervo de 4.800 livros e uma média de empréstimos de 500 livros por mês. Este número só foi possível graças a doação espontânea de empresas e entidades da sociedade civil. 

 

 

As obras entram para o acervo da Biblioteca Marieta Cals que atende as 524 internas do presídio feminino, localizado em Aquiraz. Este mês, a Fundação Edson Queiroz fez a doação de 1.300 livros, entre obras de Direito e obras diversas, para o Instituto Penal Feminino. Recentemente, a Associação Narcóticos Anônimos e a Igreja Missão Amiga também fizeram doações de livros para a biblioteca da unidade penal. 

 

Entre os títulos preferidos das internas estão os livros de romance, auto-ajuda e os infantis. Para a interna, Cyntia Corvelo, 40 anos, responsável pelo acervo, nunca é tarde para doar mais livros, por isso ela sensibilizou a direção em uma nova campanha de doação. “Dentro de um presídio o livro tem diversas funções: ele é um portal para outras realidades, então alivia o nosso sofrimento. Ele é um espelho positivo, onde podemos buscar outras experiências, como exemplo para nos tornar pessoas melhores. O livro é o companheiro que traz palavras que nos confortam em momentos de solidão e ainda possui a finalidade de ensinar”. Dentro da unidade ela cuida do projeto “Roda de leitura” e usa o livro como ferramenta para desenvolver o potencial criativo das internas. “Muitas vezes, este potencial fica atrofiado entre as grades . A criação da roda de leitura fez com que aumentasse  o índice de livros lidos e trouxe uma resposta positivas das participantes”.

 

A intenção da Sejus agora é implementar uma biblioteca na Casa de Privação de Liberdade Provisória  Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) e já arrecada doações para iniciar o mesmo trabalho na unidade. 

 

Para doações de livros, entrar em contato com as direções das unidades: 

 

      – Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) – (85) 3101.2158

      – Casa Privação Provisória de Liberdade II – Telefone de contato: (85) 3377.1812 / (85) 3377.1664