Sejus realiza treinamento com Defensores Públicos para a utilização do SIAJ

1 de agosto de 2011 - 16:32

A Célula de Tecnologia da Informação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) promoveu no último dia 29 de julho (sexta-feira) um treinamento para o uso do Sistema de Acompanhamento Jurídico (SIAJ), desenvolvido pela própria Sejus. A capacitação foi direcionada para alguns defensores públicos que prestam atendimento nas unidades prisionais do Estado e tem como objetivo principal habilitar esses profissionais para um atendimento jurídico mais amplo e ágil, através do uso correto do sistema. O conteúdo do curso que está sendo ministrado na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (EGPR), localizada na sede da Sejus, engloba cadastros, consultas, movimentações dos presos e emissão de relatórios do sistema. 
 
Segundo a analista responsável pela administração do SIAJ, Késsia Maia, a Sejus faz um acompanhamento bimestral nas unidades para verificar a necessidade de novas capacitações quanto ao uso do sistema, ao mesmo tempo em que realiza um controle de qualidade sobre suas funcionalidades. Verificadas as demandas, novas turmas são formadas e um novo treinamento é realizado. As primeiras capacitações ocorreram em 2009, ano em que o sistema começou a funcionar.

De acordo com a CTI, devido à falta de informações, um preso chegava a ser assistido no mesmo mês por diferentes defensores ou advogados da Coordenadoria do Sistema Penal. Dessa forma, a importância de disponibilizar o SIAJ para os advogados e defensores está na capacidade de agilização dos processos de identificação dos presos que já estão sendo atendidos. Além disso, a assistência jurídica também passa a ser feita de forma mais urgente.

O Sistema de Acompanhamento Jurídico funciona de forma integrada com o Sispen, sistema onde estão cadastradas todas as informações dos presos. Hoje, cerca de 95 usuários utilizam o SIAJ, entre eles, advogados da Sejus, diretores das unidades, Defensores Públicos do Estado e da União e estagiários que trabalham no mutirão carcerário.

Essa ação estreita mais ainda a parceria da Sejus com a Defensoria Pública do Estado no fornecimento de sistemas especialistas, reforçando a automatização de processos.