Dia Estadual do Agente Penitenciário é comemorado no Dragão do Mar

4 de agosto de 2011 - 03:00

Para comemorar a passagem do Dia Estadual do Agente Penitenciário, dia 03 de agosto, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) reúne a categoria em momento de congraçamento nesta sexta-feira (dia 05 de agosto de 2011), a partir das 15h30min, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação leva ao conhecimento da sociedade novidades sobre o concurso público com 800 vagas para agentes penitenciários, reflete sobre a função do agente e as mudanças na questão da segurança penitenciária. Na ocasião, 14 agentes penitenciários serão homenageados pela Sejus com a entrega um certificado de mérito pela atuação no sistema penitenciário cearense. Por fim, uma festa no anfiteatro do Centro Dragão do Mar com o show da dupla Ítalo e Renno, que acontecerá no Anfiteatro, às 19h. Aberto ao público.

 

Auditório – Os secretários da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, Augusto Câmara e Marcelo Holanda fazem a palestra de abertura, às 15h30min, no Dia Estadual do Agente Penitenciário com a apresentação de um cronograma do concurso estadual para 800  vagas destinadas à categoria profissional e das mudanças contidas na Lei Nº 14.966, de 13 de julho de 2011, que alteram a Lei 14.582, de 21 de dezembro de 2009. Além disso, apresentarão o Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQV), dedicado aos servidores, que objetiva minimizar o estresse que envolve as atividades dentro do sistema penitenciário, visualizando um ambiente com propostas saudáveis para o desenvolvimento das tarefas. Inicialmente, para despertar um ritmo mais suave de realização das rotinas e de aflorar aptidões, serão ministrados cursos de yoga, teatro, dança de salão e coral. Atividades que proporcionam a busca pela felicidade dentro e fora do trabalho.  

 

O agente penitenciário e diretor de inspeção e controle das unidades penitenciárias do Espírito Santo, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, é recepcionado pelos agentes cearenses para falar sobre as mudanças da profissão e nas novidades sobre a segurança penitenciária adotada pelos outros Estados. Por fim, a Sejus congratula os presentes com o show musical da dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno.

 

A Profissão – É responsável pelo tratamento penal, na vigilância e custódia da pessoa presa. O agente penitenciário realiza um importante serviço público ao salvaguardar para sociedade civil o apenado e devem ter atitudes estratégicas e criteriosas para corroborar com mudanças no trato do homem preso e realizá-las em um espírito de legalidade e ética. A Sejus acredita que reconhecer a importância do papel social destes profissionais é reafirmar a nobreza e da dignidade da função, destacando os princípios de direitos humanos, de segurança, de integridade física e moral destas pessoas e tornar público o importante trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários para a sociedade cearense. 

 

 

05 DE AGOSTO DE 2011

COMEMORAÇÃO EM ALUSÃO AO DIA ESTADUAL DO AGENTE PENITENCIÁRIO 

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

 

 

15h30 – Abertura do Dia do Agente Penitenciário

 

 

  •  Mariana Lobo – Secretária da Justiça e Cidadania 
  • Augusto Câmara – Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania
  • Marcelo Holanda – Secretário Executivo da Justiça e Cidadania

 

 

Homenagem a Agentes Penitenciários com Entrega do diploma Honra ao Mérito 

 

16h30 – Palestra seguida de debate 

 

 

  • Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto – Agente penitenciário e Diretor de Inspeção e Controle das Unidades Penitenciárias do Espírito Santo;
  • Bento Laurindo – Agente penitenciário e coordenador da Coordenadoria do Sistema Penal do Ceará.

 

 

18h – Coquetel

19h – Show com a dupla Ítalo e Renno