Egressos aprendem técnicas de serigrafia

9 de agosto de 2011 - 19:48

Os egressos que participam do curso de arte urbana, desenvolvido pela Sejus, através do Núcleo de Apoio ao Presidiário e Assistência ao Egresso (Napae), em parceria com o Coletivo Monstra, participaram essa semana da penúltima parte das oficinas, que aborda as técnicas da serigrafia. Ontem, dia 08 de agosto, cerca de 10 alunos visitaram um estúdio que fabrica camisas usando esse tipo de arte e na manhã desta terça-feira, eles colocaram em prática o aprendizado adquirido reproduzindo seus próprios desenhos em camisetas, através da serigrafia. O curso faz parte do programa de ressocialização da Sejus e é uma ação pioneira dentro do sistema penal cearense.

Foi uma manhã de descontração e aprendizado nos jardins da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará. Os egressos selecionados escutavam atentos as orientações dos professores Weaver Lima e Franklin Stein sobre como deve ser feita a pintura com a tela. Cada aluno realizou testes em várias cores diferentes antes de reproduzir definitivamente suas gravuras nas camisetas. Por conta da visita que aconteceu no dia anterior a serigrafia, eles já tinham noção de todo o processo: fabricação das telas, pintura e secagem do tecido.

Para o aluno Jonas Soares, que hoje cumpre pena na Casa de Privação Provisória de Liberdade II, aprender essa técnica é de fundamental importância para quem deseja trabalhar com arte. “Quando eu estiver livre, pretendo trabalhar com desenho, pintura. E essa parte de serigrafia é uma boa alternativa pra quem gosta desse mundo. Você pode ganhar um bom dinheiro e vai também aperfeiçoando cada vez mais a técnica”, comenta. Jonas é um dos internos que colaborou com a pintura e restauração da Creche Irmã Marta, localizada no Instituto Penal Feminino.

Já o egresso Pedro Severo da Silva, que hoje trabalha na sede da Sejus com serviços gerais, comentou que se sente como um exemplo dado durante o curso. “Numa aula dessas, o professor falou que tem um artista famoso que faz uns desenhos que qualquer pessoa pode dizer que ele não sabe nem desenhar direito. Eu não acho meus desenhos bonitos, nem bem feitos, mas tem gente que gosta, né?”, brinca ele ao ser elogiado por alguns funcionários que passavam no local.

O objetivo geral do curso é possibilitar a inserção social dos egressos por meio da capacitação em arte e cultura, além de despertar o empreendedorismo individual. A última parte dessa capacitação acontece a partir do dia 22 de agosto, quando os alunos aprendem outras técnicas de pintura, graffiti, produção de stencil e sticker. Para testar as habilidades deles e marcar o que aprenderam, ao final do curso, os alunos pintarão um mural na sede da Sejus. Arte urbana e coletiva que utilizará todas as técnicas desenvolvidas durante a capacitação para expressar os talentos e dotes artísticos destes internos.

 

Confira as fotos da oficina clicando aqui.