Representantes do Cravv participam do VI Curso Anual de Direitos Humanos

22 de agosto de 2011 - 18:39

Duas representantes do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv), vinculado à Secretária de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, participaram do VI Curso Anual de Diretos Humanos (CADH), que aconteceu entre os dias 08 e 12 de agosto de 2011, na cidade de Joiville, em Santa Catarina. Após seleção, a coordenadora Maria Hermenegilda Silva e a advogada Julianne Christina Costa Rebouças foram as escolhidas para participar do curso e fomentar, a partir dos conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento das atividades do Cravv.

O CADH visa possibilitar aos seus participantes um ambiente de formação, debate e troca de experiências sobre temas atuais de direitos humanos nos cenários local, regional e internacional. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento da relação entre governo e sociedade civil na proteção dos direitos humanos.

Desde sua primeira edição, em 2006, o curso conta com a presença de parceiros importantes, tais como o Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas/ONU (Genebra – Suíça), a Academy on Human Rights and Humanitarian Law/American University (Washington – EUA), a Corte Interamericana de Direitos Humanos (San José – Costa Rica), International Service for Human Rights – ISHR (Genebra – Suíça), Magna Carta Institute (Bruxelas/Bélgica), CEJIL (Brasil), Justiça Global (Brasil), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outros.

O público alvo do CADH tem sido: ativistas de direitos humanos de ONG’s, funcionários do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), operadores do Direito (defensoras/es públicos, promotoras/es públicos, juízes, procuradoras/es, advogadas/os da União, dentre outros); advogadas/os, professoras/es e estudantes universitárias/os.

Os temas centrais do VI CADH foram: direito internacional dos direitos humanos, Constituição Brasileira de 1988, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Sistema Universal de Direitos Humanos, MERCOSUL e Responsabilidade Internacional do Estado Brasileiro no âmbito dos direitos humanos, dentre outros.