Sejus promove primeira edição do Balcão da Cidadania

1 de setembro de 2011 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove a primeira edição do Balcão da Cidadania, projeto itinerante de atendimento ao cidadão. Bimensal, o projeto oferece aos moradores os atendimentos da Coordenadoria de Cidadania formada por núcleos, comitês e conselhos. Nos próximos dias 02 e 03 de setembro de 2011, os serviços chegam a Limoeiro do Norte. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.

Para a secretária estadual da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a ação aposta na aproximação com os moradores, desenvolvendo uma política pública em Direitos Humanos . “Nós já promovemos o Caminhão do Cidadão como serviço itinerante de retirada de documentos e agora acrescemos os outros serviços da Coordenadoria da Cidadania, possibilitando a promoção da política estadual de direitos humanos e facilitando o acesso da sociedade ao serviço público ofertado ao cidadão cearense”, afirma.  O Balcão do Cidadão tem meta de atender a 1.200 pessoas por dia.

Ações como cineclube, oficinas, palestras e atendimento serão realizados pela equipe multidiciplinar que viaja a cidade. Os serviços ofertados incluem o Caminhão do Cidadão e os atendimentos e orientações do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CCDH) e Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen). Além disso, a Sejus apresenta os novos programas Comitê Estadual de Combate a Tortura, Comitê Estadual de Políticas Públicas e o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor.

O Balcão da Cidadania acontece nesta sexta (dia 02 de setembro), a partir das 9h, na Rua Camilo Brasiliense (ao lado da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte) e as palestras acontecem no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (Rua Camilo Brasiliense, 346).

BALCÃO DA CIDADANIA

Dia 02 de setembro

8h30 – Abertura oficial com a presença do prefeito de Limoeiro do Norte, Dilmar Miranda e do secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Augusto Câmara
9h – Início do atendimento dos serviços: Caminhão do Cidadão, CRAVV, NETP, CEDEF, CCDH, Anistia e Copen