Cadeia de Araripe é referência nos projetos de hortaliças e de granja

20 de setembro de 2011 - 11:35

 

Uma parceria entre a Cadeia Pública de Araripe e o poder judiciário da Comarca de Araripe e Potengi é referência na região do Cariri. Trata-se da realização de um trabalho com o aproveitamento da mão de obra dos internos, para incrementar um projeto de desenvolvimento sustentável, baseado na capacidade produtiva da região, com potencialidade para o cultivo de hortaliças e o criatório de galinhas, devido à localização favorável em razão do clima da serra.

 

O juiz corregedor da Comarca, Wellington Mesquita, visitou a Cadeia Pública de Araripe, unidade do sistema prisional da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e comprovou o feliz resultado que estão obtendo com a criação e manejo de galinhas de raça para o corte, de galinhas caipiras e de 500 pintinhos. O acompanhamento semanal do plantel é realizado pelo médico veterinário da empresa Nutrifor fornecedora de ração para as aves.

 

Tanto no primeiro caso como no plantio de hortaliças, o diretor da cadeia de Araripe, Wanderson de Souza, explica que a qualidade dos produtos é a principal meta, a fim de sedimentar a confiança no mercado local, que é o principal consumidor.  Os dez canteiros com o cultivo de coentro, cebolinha, tomate, pepino, beterraba, cenoura, pimenta, dentre outras recebe a supervisão técnica dos engenheiros agrônomos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce, para a produção dos orgânicos, em mandalas artesanais. E finaliza: com o pessoal trabalhando conseguimos obter um estabelecimento em harmonia.