Sejus capacita policiais militares para o enfrentamento ao tráfico de pessoas

26 de setembro de 2011 - 17:05

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa (NETP), promove nos dias 26 e 27 de setembro de uma capacitação institucional dos profissionais atuantes no Batalhão de Choque, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, localizado na Av. Aguanambi, 2280, bairro Fátima, em Fortaleza. A iniciativa busca preparar os policiais militares para que os trabalhos de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Ceará seja ampliado e otimizado. A supervisora do NETP, Andreia Costa, ministra as palestras juntamente com os membros da equipe multidisciplinar do Núcleo da Sejus para aproximadamente 45 profissionais da segurança pública.

Com carga horária de 14 horas, a capacitação expõe aos policiais o histórico do tráfico de pessoas, de que forma ocorre, além de explanar a tipificação dos artigos relacionados ao tema no Código Penal. A equipe multidiscipliplinar também vai abordar o turismo e a exploração sexual no Estado e, ao fim, serão destacadas as ações preventivas e de combate ao tráfico que devem ser tomadas, ressaltando também a metodologia de atendimento às vítimas de tráfico e exploração de pessoas. Uma breve retrospectiva das ações do NETP mostrará como o Estado vem trabalhando para enfrentar o tema.

No Ceará – O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará é uma entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) e funciona na Rua Tenente Benévolo, 1055, com horário de atendimento de segunda a sexta, de 8h às 17h. Em 2011, a Sejus inaugurou o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Aeroporto Pinto Martins, que amplia o atendimento para os brasileiros inadmitidos e deportados, vítimas ou não do tráfico de pessoas, nos desembarques e embarques domésticos e internacionais, inclusive nos fins de semana.
     
Por meio do NETP, a Sejus garante a orientação e o atendimento adequado às vítimas e seus familiares, promovendo a sensibilização e formação de autoridades e operadores do direito sobre o tráfico de pessoas. “O Ceará tem papel importante na prevenção e enfrentamento da questão, sobretudo agora que nos aproximamos da Copa do Mundo e precisamos deixar a população ciente desta prática”, informa a secretária sobre as ações ampliam a participação e mobilização da sociedade.

Entre os dias 19 e 23 de setembro a Secretaria da Justiça e Cidadania, através do NETP, organizou a I Semana de Mobilização pelo Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças com blitz educativa na Beira Mar e Aeroporto, cineclube no Dragão do Mar, mesa redonda e palestras. Essa e outras ações integram a campanha do Governo do Estado que esclarece as pessoas sobre esta prática criminosa apontada como a terceira mais rentável no mundo.

O Ceará possui um telefone para denúncias, que podem ser feitas anonimamente: (85) 3454-2199.