Final do Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário acontece nesta sexta (07)

6 de outubro de 2011 - 14:47

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove nesta sexta-feira, 07 de setembro, a final do I Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG), em Itaitinga. Desde o dia 19 de agosto, oito equipes representam as unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza no torneiro que é realizado primeira vez no Estado. 


O jogo final será disputado pela equipes da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) e  Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Na ocasião, serão distribuídas as premiações para melhor equipe, melhor técnico, artilheiro, goleiro menos vazado e equipe mais disciplinada. A ação conta com a parceria da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará. A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e o secretário de Esportes, Gony Arruda, estarão presentes no evento final.

A Sejus promove o torneio na busca de exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a preparação do indivíduo e formação da sua personalidade. Os jogos tem o objetivo de desenvolver o intercâmbio entre os atletas (internos de várias unidades), bem como incrementar as boas relações entre todos os envolvidos na programação – internos, árbitros, professores, torcedores e dirigentes. Os profissionais de educação física do sistema penitenciário cearense são os responsáveis pela organização do evento que é sediado no campo de futebol society do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG).

Torneio – O torneio foi disputado por oito equipes divididas em dois grupos. No grupo “A” jogaram os times formados pela Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III), Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae). No grupo “B”, as equipes da Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia (CPPL de Caucaia), Casa de Privação Provisória de Liberdade I (CPPL I), Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG) e Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

Na fase classificatória, 12 jogos foram realizados
em um só turno com disputas entre as equipes da mesma chave, classificando-se os dois times que somassem o maior número de pontos ganhos. CPPL III (melhor do grupo A) e IPPOO II (melhor do grupo B) ganharam os jogos da semifinal contra CPPL II (segunda do grupo A) e CPPL I (segunda melhor do grupo B), respectivamente, no dia 30 de setembro.

Confira todos os resultados da fase classificatória:

1ª rodada
Chave A
IPPS       6 X 1     NAPAE
CPPL II   2 X 2     CPPL III

Chave B
CPPL Caucaia     0  X   5    IPPOO II
IPGSG       2  X   7    CPPL I

2ª rodada:
Chave A
IPPS        1 X 5    CPPL II
CPPL III   6 X 1     NAPAE

CHAVE B: CPPL CAUCAIA    3 X 1      CPPL I
                         IPGSG        0 X 12    IPPOO II

3ª rodada
Chave A
CPPL II   W  X  O  NAPAE
CPPL III   8  X   1  IPPS

CHAVE B
IPPOO II   0 X 1   CPPL I
CPPL CAUCAIA   6 X 2   IPGSG



PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO I CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Local: Campo de Futebol Society do Sistema Penitenciário
Data: 07/10/2011 (sexta-feira)

8h30 – Jogo amistoso: IPF x Equipe da Sejus
9h – Entrada das delegações
9h10 – Execução do Hino Nacional pelo Coral da OAB
9h15 – Final: CPPL III x IPPOO II
10h15 – Palavra das autoridades presentes
10h35 – Entrega da premiação: equipe mais disciplinada; treinador campeão; goleiro menos vazado; artilheiro; equipe vice-campeã; equipe campeã.