CPPL III é a grande campeã do I Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário

7 de outubro de 2011 - 03:00

Foram exatos 49 dias até conhecer a equipe campeã do I Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário. A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) venceu o torneio de forma invicta após uma final equilibrada no dia 07 de outubro, contra a equipe do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), no campo de futebol society do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG). O placar final foi de 3 a 1 para a CPPL III, que ganhou ainda o prêmio de melhor treinador, com o professor Ricardo Colombo. Também foram destaques do dia os artilheiros do campeonato, ambos das duas equipes que disputaram a final. Eliseu Miguel, da CPPL III, e Riney dos Santos, do IPPOO II, marcaram seis gols cada um e ganharam o troféu de artilheiro.

As premiações para melhor equipe, melhor técnico, artilheiro, goleiro menos vazado e equipe mais disciplinada foram distibuídas pelas autoridades presentes. A secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo e o secretário de Esportes do Estado, Gony Arruda premiaram os atletas campeões e vice, juntamente com o coordenador da Coordenadoria do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo, o supervisor do Núcleo de Saúde, Francisco Alencar e a diretora do Instituto Psiquiátrico, Fátima Barroso.

A Secretaria da Justiça e Cidadania promoveu o torneio na busca de exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a preparação do indivíduo e formação da sua personalidade. Os jogos tem o objetivo de desenvolver o intercâmbio entre os atletas (internos de várias unidades), bem como incrementar as boas relações entre todos os envolvidos na programação – internos, árbitros, professores, torcedores e dirigentes. Os profissionais de educação física do sistema penitenciário cearense foram os responsáveis pela organização do evento que foi sediado no campo de futebol society do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG). A Secretaria do Esporte foi parceira da Sejus nessa ação.

Torneio – O torneio foi disputado por oito equipes divididas em dois grupos. No grupo “A” jogaram os times formados pela Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III), Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae). No grupo “B”, as equipes da Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia (CPPL de Caucaia), Casa de Privação Provisória de Liberdade I (CPPL I), Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG) e Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

Na fase classificatória, 12 jogos foram realizados
em um só turno com disputas entre as equipes da mesma chave, classificando-se os dois times que somassem o maior número de pontos ganhos. CPPL III (melhor do grupo A) e IPPOO II (melhor do grupo B) ganharam os jogos da semifinal contra CPPL II (segunda do grupo A) e CPPL I (segunda melhor do grupo B), respectivamente, no dia 30 de setembro.

 

Confira o infográfico com os dados do I Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário: