CPPL II comemora 2 anos do Projeto Renascer com programação especial

17 de outubro de 2011 - 03:00

 
O Projeto Renascer, voltado para a pacificação e ressocialização da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), localizada em Itaitinga, completa dois anos no dia 20 de outubro de 2011. Em comemoração a essa data, a CPPL II tem uma semana com programação especial voltada para os 950 internos que participam do projeto desenvolvendo atividades sociais e religiosas que buscam a ressocialização. A inauguração da biblioteca, palestras educativas, inauguração de um novo espaço de lazer, homenagens aos parceiros e atividades religiosas fazem parte da programação festiva que acontecerá entre os dias 15 e 22 de outubro.
No sábado, dia 15 de outubro, 40 presos serão batizados e será comemorada passagem do Dia das Crianças da unidade. Palhaços comandarão as atividades do dia com pula-pula, cama elástica e teatro, além da distribuição de brindes e lanches para os filhos dos internos.
 
No dia 18 de outubro, terça-feira, será inaugurada a primeira biblioteca da unidade e haverá palestra com o tema “Drogadição”, ministrada pelo coordernador do Projeto Celebrando a Restauração, Nelson Massambani.
 
Um mutirão para a emissão de documentação civil básica (RG e CPF) será organizado durante todo o dia 19, quarta-feira, pelos assistentes sociais da unidade. A palestra do dia será comandada pelo Sargento Augusto, do Ronda do Quarteirão, com o tema “Polícia Comunitária”.
 
No dia do aniversário do Renascer, 20 de outubro, uma solenidade homenageará os parceiros e autoridades que contribuem direta e indiretamente para o bom desenvolvimento das atividades do Projeto. O Corpo de Bombeiros do Ceará dará apoio à momento educativo do dia 21, sexta-feira, que ensina noções de primeiros socorros aos internos, finalizando o ciclo de palestras da semana.
O encerramento da festa acontece no sábado, dia 22 de outubro, quando um espaço, que foi reestruturado pelos próprios internos para o lazer e recebimento de visitas, será inaugurado. O momento é animado ao som de hip hop, rap e dança de rua com a exibição da performance de skatistas locais. Grafiteiros vão redecorar as paredes do espaço, juntamente com alguns internos que participaram do curso de arte urbana, ministrado na Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, entre julho e agosto de 2011.

O diretor adjunto da unidade, Denis Rodrigues, garante que “o projeto tem transformado a rotina da CPPL II de maneira a propiciar aos internos um ambiente pacificado. Eles se envolvem bem nas atividades, principalmente nas religiosas, nos louvores e isso faz com que a ociosidade seja amenizada e, em certos casos, até eximida”. Segundo ele, 84% da unidade está no projeto e a meta é inserir cada vez mais presos nas atividades do Renascer.

Projeto Renascer – Lançado em 20 de outubro de 2009, o projeto visa dar apoio ao processo de reintegração social dos encarcerados, desenvolvendo trabalhos sociais e religiosos com cerca de 950 dos 1.125 internos da CPPL II. Além das ações religiosas, que envolvem grande parte do projeto, os internos são incentivados a assistirem as aulas da escola e a participarem das atividades laborais dentro da uinidade. O artesanato é uma das oficinas mais movimentadas, assim como a recente instalação de uma fábrica de bolas.