Aniversário de dois anos do Projeto Renascer é comemorado na CPPL II

20 de outubro de 2011 - 19:58

Uma manhã de homenagens e louvores marcou hoje, 20 de outubro, a comemoração de dois anos do Projeto Renascer, voltado para a pacificação e ressocialização da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), localizada em Itaitinga. Os diretores da unidade, Cadmus Lemos e Denis Barbosa, organizaram uma semana com programação especial voltada para os 950 internos que participam do projeto, desenvolvendo atividades sociais e religiosas que buscam a reintegração social do preso. A inauguração da biblioteca, palestras educativas, inauguração de um novo espaço de lazer e atividades religiosas fazem parte da programação festiva que acontece entre os dias 15 e 22 de outubro.

Na manhã desta quinta-feira, parceiros e autoridades que contribuíram direta e indiretamente para o bom desenvolvimento das atividades nos dois anos do Renascer foram homenageados em agradecimento pelos serviços prestados. A animação da festa de comemoração do Projeto ficou por conta dos próprios internos, que tocaram e cantaram durante toda a solenidade.

Além da direção da unidade, estiveram presentes a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, o major Plauto, futuro colaborador da Sejus, os vereadores de Fortaleza, Elpídio Luiz e Verônica Gurgel, o Pastor Luiz, um dos responsáveis pelo projeto, e a supervisora do Núcleo de Assistência a Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae), Keydna Carneiro, diretora da unidade à época da implantação do projeto e recebeu homenagem na ocasião.

O encerramento da festa acontece no sábado, dia 22 de outubro, quando um espaço, que foi reestruturado pelos próprios internos para o lazer e recebimento de visitas, será inaugurado. O momento é animado ao som de hip hop, rap e dança de rua com a exibição da performance de skatistas locais. Grafiteiros vão redecorar as paredes do espaço, juntamente com alguns internos que participaram do curso de arte urbana, ministrado na Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, entre julho e agosto de 2011.

O diretor adjunto da CPPL II, Denis Rodrigues, garante que “o projeto tem transformado a rotina da CPPL II de maneira a propiciar aos internos um ambiente pacificado. Eles se envolvem bem nas atividades, principalmente nas religiosas, nos louvores e isso faz com que a ociosidade seja amenizada e, em certos casos, até eximida”. Segundo ele, 84% da unidade está no projeto e a meta é inserir cada vez mais presos nas atividades do Renascer.

Projeto Renascer – Lançado em 20 de outubro de 2009, o projeto visa dar apoio ao processo de reintegração social dos encarcerados, desenvolvendo trabalhos sociais e religiosos com cerca de 950 dos 1.125 internos da CPPL II. Além das ações religiosas, que envolvem grande parte do projeto, os internos são incentivados a assistirem as aulas da escola e a participarem das atividades laborais dentro da uinidade. O artesanato é uma das oficinas mais movimentadas, assim como a recente instalação de uma fábrica de bolas.