CPPL III realiza intensificação de serviços de saúde e educação

21 de outubro de 2011 - 18:33

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III), uma das unidades do sistema prisional da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), realiza no período de 24 a 27 de outubro a intensificação de atendimento nos serviços de saúde e educação para os custodiados. O trabalho, sob a supervisão do Núcleo de Saúde (Nusau), conta com a participação de equipes com profissionais integrantes dos quadros da Sejus, da Secretaria da Saúde  e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Com uma presença hoje de 1.121 detentos, a perspectiva do coordenador do mutirão, o enfermeiro João Neto, “é alcançar 900 internos. Isto porque as atividades terão um reforço de pessoal técnico vindo dos municípios de Itaitinga e Fortaleza, além de voluntários”, explica.

Os consultórios, quadra e auditório foram os espaços preparados para os atendimentos clínicos médicos, odontológicos, de enfermagem e de educação física, para os turnos da manhã e tarde. Paralelamente, irão ser ministradas palestras sobre dependência química, tuberculose e saúde do homem.

Quanto ao setor educacional, haverá a apresentação de trabalhos dos mais variados conteúdos dentro das salas de aula e uma exposição de material ao longo das instalações da CPPL III. Para João Neto, “o principal objetivo é unir as questões de educação e saúde, com o fim de oferecer uma melhor qualidade de vida para os internos. É bom salientar que os atendimentos fazem parte de uma rotina, porém é necessário motivar e esclarecer para que os internos de um modo geral e, prioritariamente, os que estão na condição de pacientes tornem-se responsáveis pela sua própria saúde, vida e autocuidado”.