Seminário debate novas abordagens no campo da Justiça Juvenil

9 de novembro de 2011 - 18:52

Entre os dias 10 e 11 de novembro de 2011 será realizado em Fortaleza (CE), na sede da Defensoria Pública Geral do Estado, o I Seminário Norte e Nordeste de Justiça Juvenil Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz. O evento, realizado pela Terre des hommes (Tdh) conta com a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e de outras entidades parceiras. O seminário busca, além de sensibilizar a sociedade em geral, possibilitar o intercâmbio de experiências e boas práticas da justiça restaurativa, difundindo a promoção de uma cultura de paz.

Além da Sejus, integram a comissão organizadora do evento representantes do Sistema de Justiça Juvenil, da Proteção a crianças e adolescentes e demais atores do Sistema de garantia de Direitos, como Tdh, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (por meio do Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude – Caopij e Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária), Guarda Municipal de Fortaleza, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e Universidade Estadual do Ceará (Uece), Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Sociedade e do Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes).

O Seminário contará com a participação de especialistas em Justiça Juvenil Restaurativa, em mediação de conflitos, que contribuirão para o debate aprofundado sobre o tema. Já na noite de abertura, no dia 10, haverá conferência magna sobre “A Justiça Juvenil Restaurativa como ferramenta para o atendimento integral ao  adolescente e promotora de uma cultura de paz”, com Juan Carlos Vezulla, psicólogo e Consultor Coordenador da formação em mediação comunitária do Ministério da Justiça.

No dia 11, a programação será intensa, com painéis e oficinas de socialização de experiências, pela manhã e à tarde. Haverá debates sobre as experiências de Justiça Juvenil Restaurativa, as práticas restaurativas em âmbito preventivo, e a mediação de conflitos, realizadas no Brasil, com representantes de projetos desenvolvidos com este foco, visando à disseminação e replicação deste novo paradigma. Os assuntos serão constantemente permeados por iniciativas que visam a contribuir com uma cultura de paz.

O evento tem capacidade para 200 participantes. O público alvo inclui desembargadores, juízes(as), promotores(as) de justiça, defensores(as)  públicos, advogados (as), organizações de direitos humanos governamentais e não governamentais, universidades, lideranças comunitárias, educadores, gestores escolares, estudantes e profissionais que trabalham com direitos humanos, gestores públicos, conselhos de direito e tutelares, jornalistas e demais atores envolvidos no sistema de justiça. As inscrições foram realizadas de 17 a 28 de outubro e já estão encerradas.

Cursos de Formação – Nesta segunda-feira, Tdh deu início a oficinas de formação também voltadas para atores do sistema de justiça e representantes de organizações governamentais e não governamentais que trabalham em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. As oficinas têm como temática Práticas Restaurativas de Resolução de Conflitos e Violências Envolvendo Adolescentes.

Nos dias 7 e 8 de novembro, foi realizada a oficina Introdução às Reuniões Restaurativas, com o especialista Jean Schmitz, diretor do Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas.

Hoje, durante todo o dia, e amanhã, somente pela manhã, será realizada a oficina Prática Restaurativa de Resolução de Situações de Conflito e Violências envolvendo adolescentes, com o especialista Juan Carlos Vezzulla, psicólogo e consultor do Ministério da Justiça sobre Mediação Comunitária.

As formações são realizadas por Tdh em parceria com Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (por meio do Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude – Caopij e Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária), Guarda Municipal de Fortaleza, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e Universidade Estadual do Ceará (Uece), Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Sociedade e do Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes).

 
 
SERVIÇO
Data: 10 e 11 de novembro
Local: Sede da Defensoria Pública Geral do Estado
Av. Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza/Ceará
www.seminariojusticajuvenil.org.br

Outras informações:
Lucinthya Gomes, assessora de comunicação da Tdh Brasil – (85) 8800-0720