Sejus leva programa de educação em direitos para Redenção

24 de novembro de 2011 - 19:05

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove a segunda edição do Balcão da Cidadania, projeto itinerante de educação em direitos humanos, que chega à Redenção nesta sexta-feira, 25 de novembro. Bimensal, o projeto oferece aos moradores os atendimentos da Coordenadoria de Cidadania formada por núcleos, comitês e conselhos.

 

Para a secretária estadual da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a ação aposta na aproximação com os moradores, desenvolvendo uma política pública em direitos humanos . “A Sejus já promove a itinerância do Caminhão do Cidadão para a retirada de documentos e agora acrescemos os outros serviços da Coordenadoria da Cidadania, possibilitando a promoção da política estadual de direitos humanos e facilitando o acesso da sociedade as informações e ao serviço público”, afirma. 

 

Ações como oficinas, palestras e atendimento serão realizados pela equipe multidisciplinar que viaja a cidade. Os serviços ofertados incluem o Caminhão do Cidadão e os atendimentos e orientações do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), Conselho de Defesados Direitos Humanos (CDDH) e Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen).



BALCÃO DA CIDADANIA – REDENÇÃO

 

10h – Abertura solene com a presença da Secretária da Justiça e Cidadania, Dra. Mariana Lobo, e da Prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra – Cimar

  • Apresentação Cultural : Grupo Sons de Acordar (Flauta e Violão)
  • Apresentação dos Órgãos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará que compõem o Balcão da Cidadania

Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro / Praça Matriz

 

13h – Apresentação Cultural Local do Grupo de Capoeira Água de Beber.      

Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro / Praça Matriz.

 

14h – Palestra: Enfrentamento à Violência – CRAVV

Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro / Praça Matriz.

 

14h – Palestra: Os Direitos da Pessoa com Deficiência – CEDEF

Local: Escola Padre Saraiva Leão.

 

15h – Palestra: Prevenir e informar sobre o Tráfico Humano e sobre as funções do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP

Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro / Praça Matriz.

 

14h às 16h – Oficina com a temática Direitos Humanos e Tortura – Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Comitê de Combate à Tortura e ANISTIA.

Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro / 1ª Andar / Praça Matriz.

 

08h às 17h – ANISTIA – Exposição de arquivo documental e fotográfico da Associação 64/68 .

Local: Museu Memorial da Liberdade de Redenção.

 

10 às 17h – Caminhão do Cidadão.