CPPL I inicia atividades do projeto Casa de Oração Libertos em Cristo essa semana

7 de dezembro de 2011 - 18:34

Na busca de consolidar mais um projeto de pacificação e de ressocialização em unidades prisionais, a direção da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga-CE, inicia as atividades do Projeto Casa de Oração Libertos em Cristo. A abertura oficial dos trabalhos acontece amanhã (08), às 10h, e inicialmente beneficiará 36 internos da rua D do pavilhão 2 da unidade. O projeto usa, primordialmente, os ensinamentos bíblicos para alcançar a pacificação da casa de custódia.
O projeto Casa de Oração Libertos em Cristo tem como objetivo principal a recuperação e preparo do interno para o retorno ao convívio social. Além dos ensinamentos bíblicos, o projeto visa diminuir a ociosidade da unidade através de cursos, como os de reciclagem e artesanato. O fortalecimento dos laços familiares também é um dos pontos que o projeto busca abordar, uma vez que o apoio da família é fator fundamental na ressocialização do preso. 
A direção da unidade, formada por Orlando Rodrigues e Almino Pinheiro, tem buscado também a ajuda de grupos de apoio, como o Alcoólicos e o Narcóticos Anônimos, para que o projeto seja fortalecido no que se refere a recuperação dos dependentes químicos. A direção também vai proporcionar um um intercâmbio com outras unidades que desenvolvem projetos semelhantes, como o Renascer, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), na busca de troca de experiências positivas.

Apoio dos agentes penitenciários – Um dos fatores mais importantes para o sucesso da implantação de qualquer projeto dentro de uma unidade prisional é o apoio dos agentes penitenciários. A eles, cabe a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena,  mas os agentes prisionais da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará tem se transformado também em agentes ressocializadores, fortalecendo e contribuindo na consolidadação de projetos sociais, culturais e educativos do sistema prisional cearense.