Egressos do sistema penal montam decoração natalina na Sejus

7 de dezembro de 2011 - 20:01

A inserção de egressos do sistema penal em atividades da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará tem sido constante em diversas áreas dentro e fora das unidades prisionais. Além do apoio na manutenção do ambiente, eles também consolidam projetos ressocializadores e tem desenvolvido ações que contribuem para o bom andamento da pasta.

Durante três dias, os egressos Francisco Cleber Vieira, Jonas Soares Uchoa e Pedro Severo da Silva produziram e montaram a ornamentação de Natal da fachada da Sejus, localizada na rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles. Anjos, presentes natalinos e uma versão do papai Noel foram criados a partir de estrutura de ferro e mangueiras com luzes, ensejando um espírito natalino à pasta durante a noite. Essa foi a primeira vez que a fachada da Sejus foi enfeitada para as festas de final de ano.

 
 
 

Os três internos participaram do curso de arte urbana desenvolvido pela Secretaria da Justiça e Cidadania em parceria com o Coletivo Monstra, grupo de arte contemporânea de Fortaleza, no período de 18 de julho a 26 agosto de 2011. O curso foi ministrado para 15 alunos e após as aulas teóricas e preparação de desenhos, das aulas práticas envolvendo o uso do material de desenho, criação e desenvolvimento de arte seqüencial, técnicas de quadrinhos, desenho animado, story-board e serigrafia, os alunos pintaram um painel de 30 metros no muro da Sejus, utilizando as técnicas aprendida.

Por meio da capacitação em arte e cultura, a Sejus busca preparar os internos para o convívio social, despertando também o lado empreendedor em cada um, o que possibilita uma oportunidade de trabalho para o período pós-reclusão e que é capaz de gerar renda familiar fixa.