Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realiza seminário para policiais

7 de dezembro de 2011 - 18:46

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará (NETP), participou na última segunda-feira, 5 de dezembro, no auditório da Faculdade CDL, de um seminário para 400 policiais do batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar com o tema “O contexto do tráfico de pessoas no Ceará”. O seminário teve o objetivo de capacitar os policiais que trabalham na área de turismo, ampliando assim a informação sobre o crime e as formas de combatê-lo.

 

De acordo com Andréia Costa, coordenadora do NETP, as principais vítimas deste crime são mulheres e travestis, usados para a exploração sexual e a prevenção é a melhor forma de se evitar. “No Ceará são registrados cerca de quatro denúncias de tráfico de seres humanos por mês. A falta de conhecimento por parte das vítimas e dos órgãos da segurança pública é o principal entrave, para o combate a este tipo de crime no estado”, afirmou.

 

A coordenadora destaca ainda outras ações que são realizadas pelo Núcleo. “Além de capacitar os policiais, trabalhamos no sentido de sensibilizar agentes públicos, trabalhamos a prevenção por meio de contato direto com as principais vítimas deste tipo de crime, informando dos perigos dos supostos trabalhos no exterior oferecidos a elas”, concluiu.