Penitenciária de Pacatuba recebe comitiva do Depen

27 de janeiro de 2012 - 03:00

A Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba (Penitenciária de Pacatuba), recebeu esta manhã, a visita do Coordenador-Geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação, Cezar Augusto Maranhão dos Santos, que captaneou uma comitiva do Departamento Penitenciário Nacional-DEPEN, do Ministério da Justiça, com o objetivo de conhecer as soluções tecnológicas e de inteligência aplicadas na unidade cearense que tem se destacado nacionalmente.
A comitiva do Depen está viajando para vários estados brasileiros com o objetivo de coletar informações e propostas para que  o Depen possa criar projetos-modelos de unidades penitenciárias, contendo as melhores práticas de tecnologia, arquitetura e engenharia encontradas na visitas. 
Segundo Cézar Maranhão, a Penitenciária de Pacatuba destaca-se nacionalmente pelos equipamentos instalados. “Viemos in loco conhecer o sistema que de todo o Brasil destaca-se entre os melhores, senão o melhor, na questão de tecnologia empregada na área de segurança e inteligência”, afirmou. 
Além do Ceará, unidades penais de outros oito estados estão sendo visitados até nesta etapa, são eles: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “Os resultados colhidos serão levados a discussão numa reunião em Brasília no dia 31 de janeiro, com arquitetos e engenheiros de todo o Brasil, quando serão apresentados e discutidos estes e outros cases de sucesso”, falou. 
A convite da Secretária da Justiça e Cidadania (Sejus), Mariana Lobo, a comitiva também visitou as obras da Casa de Privação Provisõria de Liberdade IV, em Itaitinga, onde puderam acompanhar os modelos construtivos utilizados na unidade.

 
Para o técnico do Depen, Pedro de Alcântara, especialista na área de segurança eletrônica da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal, responsável pela segurança em presídios de segurança máxima, o Ceará tem avançado bastante nesta área. “Embora o estado não possua presídios de segurança máxima, os equipamentos aqui instalados podem servir de exemplo a penitenciárias em todo o Brasil e possivelmente uma nova imersão pode ser necessária ao Estado”, concluiu.
A Penitenciária de Pacatuba, inaugurada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no dia 29 de novembro, dispõe de equipamentos como máquina de raio-x  para objetos,  detectores de metal (portal de entrada e manual), sistema interno de monitoramento com 174 câmeras, e cadeiras de identificação de presos com coleta de digitais, fotos, sinais particulares, tatuagens, mutilações e voz, além do body-scanner – equipamento que permite gerar uma imagem da estrutura orgânica e óssea de  qualquer pessoa, evidenciando irregularidades como o transporte de drogas ou armamento. A Penitenciária de Pacatuba será a primeira penitenciaria do Estado e uma das primeiras do País a possuir esse equipamento.