Sejus inicia capacitação para dententos sobre a tuberculose

30 de janeiro de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, em parceria com o projeto Fundo Global, a Fundação para o Desenvolvimento Científico (Fiotec), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), promovem esta semana uma capacitação para formação de multiplicadores prisionais em tuberculose. A iniciativa tem o objetivo de capacitar os detentos sobre a doença que nos presídios do Brasil, tem incidência até 32 vezes maior do que na população em geral, segundo dados do Ministério da Saúde.

Durante os dias 30 e 31 de janeiro, 20 detentas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura, em Aquiraz recebem o treinamento para multiplicar as informações sobre a tuberculose em todas as alas do presídio. A mesma capacitação será realizada também para 20 internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro.

De acordo com o Supervisor do Núcleo de Saúde da Sejus, Francisco Alencar, a disseminação da informação sobre tuberculose através de capacitação e campanhas dentro dos presídios proporciona o combate mais efetivo à doença. “Com o aumento do número de diagnósticos precoces e maior adesão ao tratamento entre os presos, consequentemente há um aumento na taxa de cura da tuberculose nos presídios”, afirma.
Alencar também ressalta que exames serão realizados nos funcionários da Secretaria da Justiça que exercem atividades dentro das unidades prisionais para dar continuidade a campanha de combate a tuberculose e outras doenças.

Combate à tuberculose nos presídios cearenses
A velocidade e a versatilidade dos motoboys têm promovido avanços no controle da tuberculose nos presídios do Ceará. O serviço, que funciona desde 2009, permite a rápida coleta de material para exames e a entrega dos resultados de todos os casos de suspeita entre os presos, o que agiliza o diagnóstico, o início do tratamento e ainda facilita o acompanhamento dos casos até a confirmação da cura.

O supervisor do Nusau ressaltou a importância da iniciativa para a busca da diminuição dos casos de tuberculose nas unidades prisionais do Estado. O projeto Fundo Global contra Tuberculose – Brasil oferece recursos e suporte técnico para o controle da doença entre a população carcerária através de um programa chamado “Prisões”. Através destes recursos, foi reequipado o laboratório de bacteriologia da tuberculose do Hospital Otávio Lobo, que é referência para as unidades prisionais localizadas na região metropolitana de Fortaleza, que abrigam cerca de 7.600 mil presos.