Sejus consolida parceria com a OAB para programa de educação em direitos

9 de março de 2012 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo,  recebeu na tarde desta sexta-feira (dia 09 de março) a presidente da Comissão Comunidade Escola da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Ceará), Fernanda Cláudia de Paula, para discutir uma parceria que levará às escolas públicas estaduais noções de cidadania.

 

Na reunião, ficou acordado que a primeira parceria entre as instituições se dará no dia 23 de março, no município de Itaitinga, durante a ação do Balcão da Cidadania, projeto da Sejus. Para a secretária, a ação conjunta entre as instituições opermite chegar mais próximo das crianças e adolescentes, levando o projeto educacional. “É importante para o Estado trabalhar com as novas gerações em programas de educação em direitos. Iniciamos em 2011 este projeto levando aos municípios e agora, com a parceria da OAB, temos a intenção de solidificar essa ação, chegando às escolas estaduais, levando noções de cidadania, diretos humanos, direito do consumidor, a retirada de documentos e também para alertar as novas gerações sobre o tráfico de pessoas e crimes como tortura e cárcere privado”, informa.

 

Segundo a titular do programa OAB nas Escolas,  o projeto foi concebido para orientar, de forma lúdica, os estudantes da rede pública em relação a seus direitos e deveres no convívio social. “Vamos abordar de maneira bem peculiar o artigo 5° da Constituição, com apresentação de um grupo teatral e distribuição de material educativo.  O primeiro colégio a receber o projeto já está confirmado: será a Escola de Educação Profissional de Itaitinga. Lá, serão 330 estudantes atendidos ”, antecipa Fernanda. No entanto, já existe o cadastramento de escolas interessadas em receber a ação.

 

Na reunião, a coordenação de cidadania da Sejus, representada pela assessora especial Carmen Marques e pela advogada Irene Dantas, apresentou as cartilhas Justiça e Cidadania para a Comunidade e Noções básicas de Direito do Consumidor, que serão distribuídas para os alunos.