Instituto Penal Feminino escolhe a Miss Penitenciária 2012

16 de março de 2012 - 03:00

Uma linda festa de valorização da mulher. Foi assim a manhã da sexta-feira (16 de março) no encerramento da quarta edição da Semana da Mulher Encarcerada que movimentou o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz. Com programação alusiva ao Dia da Mulher, palestras de conscientização sobre beleza, saúde, cuidados com o corpo marcaram os assuntos do tema “Ressocializar para não reincidir”. 

 

 

Às 9h, o cantor Tião Simpatia interagiu com a plateia, formada pelas internas da unidade e convidados, cantando e recitando versos da Lei Maria da Penha, logo seguido por apresentações culturais preparados pelas próprias reeducandas com coral, salsa, dança do ventre e streat dance. Toda a programação foi cuidadosamente comandada pelas diretoras do IPF, Ana Lupe Araújo e Monica Damasceno. A unidade hoje abriga 443 internas.

 

 

Às 10h, aconteceu o Desfile de Miss Penitenciária 2012. Mostrando desenvoltura, as treze candidatas tinham na ponta da língua, apesar do nervosismo, discurso que mostrava a beleza da mulher e ressaltava a auto-estima e a possibilidade de se sentir valorizada. O desfile ocorreu com roupa de gala, providenciada pessoalmente pelos familiares, amigos e professores da unidade e, em seguida, um desfile de maiô, com modelos confeccionados por uma das internas da própria unidade. O desfile foi coordenado pela professora de educação física, Zélia Paulino. 

 

 

 

 

 


 

A grande vencedora, eleita a primeira Miss Penitenciária do sistema penitenciário estadual, foi a baiana Priscila Viana, de 20 anos. Emocionada, ela recebeu a faixa da Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal. Esta foi a primeira vez que ela ganhou um desfile na vida, como atestava. Priscila discursou para as companheiras privadas de liberdade: “Este concurso aqui é a prova de que existe beleza dentro e fora do presídio. Me sinto representante de todas vocês”. O segundo lugar ficou com a cearense Elene Marques e o terceiro com a portuguesa Mafalda Correia.