Servidores da Sejus recebem título de Personalidades Públicas de 2011

20 de março de 2012 - 03:00

A Associação de Capelania Social do Brasil, através da equipe de Capelania Prisional, em conjunto com o Centro de Ensino Teológico do Brasil (CETEB), fizeram a entrega de títulos de Honra ao Mérito, a dois representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania, pela excelência do trabalho prestado à sociedade ao desenvolverem suas atividades no atendimento aos que estão encarcerados e em prol da qualidade do Sistema Prisional.  A supervisora do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (NAPAE), Keydna Carneiro e o Coordenador do Sistema Penal (Cosipe), Bento Laurindo, receberam a comenda, em solenidade realizada na última terça-feira, 20, na sala de reunião do Conselho Penitenciário (Copen), na sede da Sejus. 
 

 
Em nome da Associação, o pastor Kennedy Passos falou sobre a importância da comenda para homenagear Personalidades Públicas destaques que anualmente desde 2010 são escolhidas pela instituição. A cada ano sete personalidades, dentre elas autoridades civis, militares e eclesiásticas, são escolhidas. As apresentações ocorreram em separado, ressaltando a figura de cada homenageado.
A capitã Keydna Carneiro falou que uma das coisas que tinha certeza ao assumir a Casa de Privasão Provisória de Liberdade – CPPL II, em Itaitinga, em 2009, “era que conseguiria, levando a palavra de Cristo fazer com que com mesmo os internos mais perigosos pudessem refletir, sem as questões de religião, mas somente sobre o amor do Senhor. Isto porque, independente do crime todos temem à Deus”. Agradeceu e dividiu o título com o pessoal da sua equipe e com os internos, que chamou de sementes desse seu trabalho realizado.
O coordenador da Cosipe, Bento Laurindo, voltou ao ano de 1980, quando com mais cinco companheiros iniciou uma luta em prol de um sistema prisional de qualidade. “Éramos conhecidos como carcereiros. Começamos com a religiosidade. Observamos que seria possível avançar, mas sabíamos, também, que seria muito difícil”. Na ocasião, lembrou a figura do Pastor Luis Forte, homem de um enorme coração, que fez um belo trabalho no Sistema Penitenciário, em particular no IPPOO I. Nessa época, Bento Laurindo estava à frente da direção da Unidade e recebeu dele ajuda para os trabalhos de pacificação com os internos.
Bento falou também que os resultados são obtidos através do trabalho, da luta, da dedicação, sobretudo com Deus no coração. “O bom é que hoje temos um leque de pessoas na sociedade que colabora. Vale lembrar que após cumprir a pena o homem volta para a sociedade – se volta pior, pior para nós”. “Fico envaidecido, porque nós que cuidamos dos presos precisamos mostrar a nossa cara. O que está faltando no mundo, na nossa sociedade é Deus no coração”, concluiu.
Informações:
Associação de Capelania Social do Brasil – WWW.teologiadobrasil.com
Sede em Fortaleza – Rua Monte Claro, 139 A – Bairro Parangaba