Sejus apresenta programas de cidadania em Itaitinga

22 de março de 2012 - 03:00

Uma plateia atenta, formada por adolescentes e jovens da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Aristoteles de Sousa, assistiu a programação da terceira edição do Balcão da Cidadania, projeto itinerante de educação em direitos humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará que aconteceu nesta quinta-feira em Itaitinga, durante a semana em que o município comemora 20 anos de emancipação política. A Sejus ofertou aos moradores os atendimentos e serviços da Coordenadoria de Cidadania formada por núcleos, comitês e conselhos. A programação iniciou com a apresentação cultural do Grupo Acauã das Artes com a esquete “Cuidar do ambiente é cuidar de si mesmo”.

A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, fez a palestra inaugural do projeto Balcão da Cidadania, ao lado do prefeito municipal, Abdias Patrício. A secretária ressaltou que o município de Itaitinga é um dos pilares nas ações dentro do Sistema Penitenciário, sediando seis das dez unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, e que isso traz alguns benefícios a cidade que passará a contar com uma permuta do Estado para a instalação de mais uma indústria têxtil na região, além de programas e projetos nas mais diversas áreas.

A apresentação das células da Secretaria da Justiça foi seguida pela palestra sobre o Sistema Penitenciário, ministrada pelo presidente do Conselho Penitenciário e Defensor Público, Leandro Bessa.  Na oportunidade, os membros da Cocid ressaltaram a possibilidade de o prefeito participar ativamente na luta pelos direitos humanos e com a instalação de conselhos municipais, além da realização da conferência municipal dos direitos do consumidor.

Durante a tarde, oficinas, palestras e atendimento foram realizados pela equipe multidisciplinar que esteve na cidade. Os serviços ofertados incluíram o Caminhão do Cidadão e a consultoria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), Conselho de Defesados Direitos Humanos (CDDH) e Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen) e o Núcleo de Assistência ao Penitenciário e Apoio ao Egresso (NAPAE);