Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas participa de reunião nacional de planejamento

29 de março de 2012 - 03:00

Técnicos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) estão em Brasília, onde participam até sexta-feira, 30 de março, da IV Reunião Técnica dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados. O encontro nacional tem por objetivo fortalecer a Rede de Núcleos e Postos nos estados brasileiros e promover a construção de uma agenda mínima de trabalho compartilhado entre esses centros, facilitando o fluxo de procedimentos ou protocolos de atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.


Segundo Lívia Xerez, representante do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará (NETP), a troca de idéias durante a reunião técnica poderá levar a soluções aplicáveis nos diversos estados brasileiros. “Temos que ter a consciência que o tráfico de pessoas não é um fenômeno isolado e que muitas vezes precisamos combater redes que ultrapassam os limites dos estados. Assim, estarmos unidos é fundamental para o sucesso de nosso trabalho”, afirmou. Também participaram da reunião a técnica Nadja Karan, do Posto de Atendimento Avançado Humanizado ao Migrante e Fabiola Perdigão, do Setor de Convênios da Secretaria da Sejus.


O trabalho do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessos consiste em articular e planejar o desenvolvimento de ações de enfrentamento a este tipo de crime, visando a atuação integrada dos órgãos públicos e da sociedade civil. O NETP recebe e encaminha denúncias às autoridades competentes e faz o acompanhamento dos casos na prevenção e repressão ao crime. O contato com o NETP pode ser feito através do telefone (85) 3454-2199 ou 3101-2708.