Núcleo de Saúde da Sejus e EGPR disponbilizam oito cursos para servidores

4 de abril de 2012 - 03:00

O Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) coloca à disposição dos servidores do sistema penitenciário uma grade de programação com 08 cursos para o período de maio a setembro de 2012, com cargas horárias que variam de 08 a 60 horas/aula. A capacitação é uma parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. A Escola de Saúde Pública (ESP) está responsável na execução de cinco conteúdos técnicos e a Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização com dois. No período, previsto para maio, está a realização do V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Estado do Ceará.

As vagas ofertadas são diferenciadas segundo o direcionamento da área e dos objetivos do programa. Dentre eles estão capacitar enfermeiros a utilizarem a sala de situação como ferramenta para planejamento, monitoramento e avaliação em saúde; instrumentalizar agentes prisionais na identificação de sinais e sintomas básicos de doenças transmissíveis a fim de encaminharem os detentos para médicos e enfermeiros para diagnóstico e orientação. Uma outra finalidade é promover a articulação, a troca de experiências e proposição de ações conjuntas e integradas das instituições que compõem a rede.

Todas as ofertas de cursos, que fazem parte da educação permanente para a capacitação dos profissionais do sistema penitenciário, estão disponibilizadas no Núcleo de Saúde fone: 3101.28 60, falar com Lygia ou Natália; na EGPR fone(85)32511598 / 32511497, falar com Rosa ou Aldir.

Informações para inscrições dos cursos :

Sala de situação

Enfermeiros (25 vagas)

Capacitar enfermeiros a utilizarem a sala de situação como ferramenta para planejamento, monitoramento e avaliação em saúde.

Maio

40h (24h presenciais e 16h prática)

Curso em sala de vacinas para multiplicadores

Enfermeiros (25 vagas)

Formar enfermeiros para atuarem como multiplicadores em sala de vacinas nas Unidades Prisionais

Agosto

60h (40h presenciais e 20h de prática)

Capacitação em doenças transmissíveis para agentes prisionais

Agentes prisionais (60vagas)

Instrumentalizar gentes prisionais na identificação de sinais e sintomas básicos de doenças transmissíveis a fim de encaminharem, os detentos, para médicos e enfermeiros para diagnóstico e orientação.

Junho

Humanizando o ambiente de trabalho

Multiprofissional (50 vagas)

Despertar a construção de valores nos profissionais das diversas áreas do conhecimento visando um atendimento e assistência humanizada, preconizada pelo Humaniza SUS, ao apenando