Sejus e Sesa promovem o Dia “D” Imunização nos presídios da RMF

13 de abril de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, realizam na próxima segunda-feira (dia 16) o Dia “D” da Semana Mundial de Imunizações nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. A mobilização, desencadeada pelo Ministério da Saúde, vai até o dia 27 deste mês, com o slogan “Por mim, por você, vacine-se!”. 
As onze unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza devem participar, mobilizadas pelo Núcleo de Saúde da Sejus (Nusau), que irá disponibilizar as vacinas contra Hepatite B, Difteria, Tétano, além da Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta é atingir a meta de 70% da população carcerária das unidades masculinas. No caso do Instituto Penal Feminino, o Núcleo de Saúde pretende chegar à marca de 100% das apenadas, bem como as crianças que estão na creche na unidade. 
 
Todas as grandes unidades prisionais cearenses tem equipes de saúde formadas por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, odontologista, técnico de higiene bucal e técnico em enfermagem que realizam de forma permanente atendimento aos detentos. Os ambulatórios das unidades dispõem das mesmas vacinas constantes nos postos de saúde. A Sejus administra ainda dois hospitais penitenciários, um de baixa complexidade (o Hospital Otávio Lobo) e um dedicado a saúde mental (o Instituto Psiquiátrico Stênio Gomes).