Núcleo de Saúde divulga datas para as capacitações de 2012

24 de abril de 2012 - 17:18

O Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania (Nusau) divulgou as datas dos seis cursos que serão ministrados com o apoio da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde (ESP/Sesa) em 2012. Os cursos, que acontecem entre os meses de maio e dezembro deste ano, fazem parte de uma capacitação que busca fomentar o trabalho dos profissionais da saúde do sistema prisional e agentes agentes penitenciários cearenses. Os interessados podem fazer suas inscrições entrando em contato com o Nusau, localizado na sede da Sejus, na Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles – Fortaleza, ou ligando para o telefone (85) 3101-2860.

Público Alvo

Período

Carga horária

Capacitação em doenças transmissíveis para agentes prisionais

Agentes prisionais

(60vagas)

Instrumentalizar gentes prisionais na identificação de sinais e sintomas básicos de doenças transmissíveis a fim de encaminharem, os detentos, para médicos e enfermeiros para diagnóstico e orientação.

15 e 16; 22 e 23; 29 e 30 de Junho

40h

Curso em sala de vacinas para multiplicadores

Enfermeiros

(25 vagas)

Formar enfermeiros para atuarem como multiplicadores em sala de vacinas nas Unidades Prisionais

03 e 04; 10 e 11; 24 e 25 de Agosto

60h (40h presenciais e 20h de pratica)

Cursos de ações básicas em prevenção de incapacidades e reabilitação em hanseníase para os profissionais de saúde

(24 vagas)

Capacitar profissionais de saúde nas ações de controle da hanseníase

14 e 15; 21 e 22; 28 e 29 de Setembro

Sala de situação

Enfermeiros

(25 vagas)

Capacitar enfermeiros a utilizarem a sala de situação como ferramenta para planejamento, monitoramento e avaliação em saúde.

17 e 18 de agosto / 31 de agosto e 1º de setembro

40h (24h presenciais e 16h pratica)

Vigilância e prevenção de drogas no Sistema Penitenciário

(50 vagas)

Capacitar os profissionais de saúde que trabalham nas unidades penitenciárias do Estado do Ceará para avaliação do uso nocivo de álcool e outras drogas e intervenções de assistência aos drogadictos da população prisional.

5 e 6; 19 e 20; 26 e 27 de Outubro

40h

Humanizando o ambiente de trabalho

(50 vagas)

Despertar a construção de valores nos profissionais das diversas áreas do conhecimento visando um atendimento e assistência humanizada, preconizada pelo Humaniza SUS, ao apenado

9 e 10; 23 e 24; 30 de novembro e 01 de dezembro

40h

Outros seminários, de Participação dos Profissionais de Saúde na Execução Penal e de Articulação da rede Social de Apoio ao Preso e Egresso, acontecerão na Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), também localizada na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Essa capacitação é uma parceria entre a Sejus e a Secretaria da Saúde do Ceará, em consonância com o plano do Ministério da Justiça de educação permanente dos profissionais do sistema penitenciário nas áreas de saúde e segurança.

Seminário

Público Alvo

Carga horária

Articulação da rede social de apoio ao preso e ao egresso

80 vagas para multiprofissionais do sistema penitenciário

Promover a articulação, a troca de experiências e proposição de ações conjuntas e integradas das instituições que compõem a rede.

29 de Junho

Participação dos profissionais de saúde na execução penal

80 vagas para multiprofissionais do sistema penitenciário

Debater e identificar ações de intervenções possíveis envolvendo internos e familiares de internos do sistema penal.

31 de Maio

*As vagas serão definidas de acordo com a ordem de inscrição.

Encontro da Saúde – Entre os dias 23 e 25 de maio de 2012, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado promove o V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários, que acontece no Hotel Mareiro, em Fortaleza-CE. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas aos profissionais do sistema penal que tiverem interesse em participar do evento. Os interessados devem encaminhar para o e-mail v.encontronusau@sejus.ce.gov.br nome, unidade de trabalho, função e contatos.

Este ano, o evento tem como tema “Saúde no Sistema Penitenciário: perspectivas e desafios”. Na abertura do encontro, além dos seminários que acontecerão no dia 23 de maio, pela manhã, será feito o lançamento do Programa de Ações Continuadas de Assistência ao Drogadicto dentro do Sistema Penal (PACAD). Na programação do evento constam palestras com os temas de drogadição, mediação de conflitos, além de mesas redondas e painéis que vão debater os principais desafios do sistema penitenciário.

Outras informações:
Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania