PIRC e Defensoria realizam mutirão para atendimento dos internos

4 de maio de 2012 - 03:00

A Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), em parceria com a Defensoria Pública do Estado – Região do Cariri, realiza nos próximos dias 07, 08 e 09 de maio um mutirão carcerário para cerca de 300 internos da unidade. O trabalho, coordenado pelo defensor Célio Pereira da Costa, conta com a participação de oito defensores públicos e tem o apoio dos advogados do departamento jurídico da PIRC e da direção da unidade. O mutirão tem o objetivo de dar maior celebridade nas questões processuais dos internos, informando-os sobre o andamento de seus respectivos processos.
Durante o mutirão, as equipes de atendimento fazem a análise dos processos e dão um retorno para cada detento, ressaltando informações, por exemplo, sobre o tempo de cumprimento da pena, remição e ações que podem ser tomadas pela Defensoria Pública em cada caso. Além dos atendimentos, serão elaborados pedidos de progressão de regime, livramento condicional e demais benefícios previstos em lei, visando fornecer uma efetiva assistência jurídica aos internos da PIRC.
Os trabalhos de revisão e movimentação processual já estão sendo realizados e a conclusão dessas atividades será feita durante o mutirão, quando as análises feitas anteriormente serão ratificadas e as informações dos processos de cada interno atendido serão repassadas. De acordo com cada caso, advogados e defensores buscam possíveis beneficios que sejam de direito dos reeducandos.
PIRC – A Penitenciária Industrial Regional do Cariri é uma unidade destinada para detentos em regime fechado, localizada no município de Juazeiro do Norte, com capacidade para abrigar 549 presos. A PIRC foi inaugurada em 17 de novembro de 2000 e hoje tem seu efetivo composto por 496 internos.