Quarenta internos da CPPL II recebem certificados do Projeto Fazer Direito

16 de maio de 2012 - 18:52

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto – CPPL II, unidade penitenciária da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), realizou nesta quarta-feira, às 14 horas, solenidade de certificação para 40 internos do Projeto Fazer Direito. Os diplomas são concedidos para os detentos que concluíram uma programação de 150 horas/aula, que foi apresentada por estudantes de Direito de três universidades – Faculdade Estácio FIC, Sete de Setembro (FA7) e Unifor.

No evento estiveram presentes 20 alunos e a coordenadora do curso de Direito da Estácio FIC, Lisiane Gonçalves, que além da entrega dos certificados fará o repasse de livros e revistas para a biblioteca Raimundo Rosélio, que fica no interior da unidade. A doação é resultado do trabalho realizado entre outros estudantes da faculdade, seus familiares e amigos. O objetivo foi oferecer uma formação cidadã para os apenados.

 
Fazer Direito – Vinculado ao Núcleo de Assistência e Apoio ao Egresso (Napae) da Secretaria da Justiça e Cidadania, o Fazer Direito oferece aulas de noções básicas de Direito aos internos do sistema penal, além de reforços nas áreas de cidadania, administração, psicologia e artes cênicas. Por meio de uma seleção feita dentro das unidades penitenciárias, os detentos são escolhidos e recebem aulas de segunda à sexta, ministradas por estudantes universitários.

O Projeto Fazer Direito teve início em outubro de 2010. Para fazer parte os internos devem obedecer aos critérios de disciplina, bom comportamento, colaboração e nenhum envolvimento com ilicitudes. Para o aprendizado, a participação é espontânea e são consideradas “bonificações” pelos que respeitam a ordem e o bem comum. Os internos da CPPL II integram, também, o Projeto Renascer de pacificação da unidade.