Debates marcam a programação do V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará

24 de maio de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará  (Sejus-Ce) lançou nesta quarta-feira, dia 23 de maio, o Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (PACAD). O lançamento aconteceu na abertura da programação do V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará, que segue esta sexta-feira, 25,  no Hotel Mareiro, reunindo profissionais do sistema penitenciário cearense, em debates que discutem o encarceramento, o sistema penitenciário, as políticas públicas e a assistência da pessoa presa.

Em sua fala na abertura do encontro, a Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceara, Mariana Lobo, esclareceu que para que fosse implementado o programa foi necessário um trabalho de oito meses de diagnóstico e diálogo com varias instituições governamentais e não governamentais sobre os direitos e deveres de cada entidade. “ O PACAD foi criado para que sejam realizadas não apenas ações pontuais, mas integre uma grande rede de assistência ao dependente e também aos familiares dos detentos. Nosso objetivo é abordar a droga além dos aspectos sociais e penais, mas sob a ótica de um problema de Saúde Pública”, afirmou.

Além da mesa de abertura, o evento prosseguyiu com palestras interessantes, trazendo diversos prismas para o sistema penitenciário. Nesta sexta-feira, 25, a programação começa as 9h com o painel “ A Saúde no Sistema Penitenciário: perspectivas e desafios” e contara com a presença do coordenador da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário do Ministério da Saúde, Marden Marques Soares Filho;  do coordenador de Apoio à Assistência Jurídica, Social e à Saúde do Ministério da Justiça, Railander Quintão de Figueiredo e do coordenador do Núcleo de Saúde da Sejus, Francisco Alencar.

Após o painel, aas 10h30, será realizada a mesa redonda: “Qualidade de Vida do Trabalhador do Sistema Penitenciário”, com a coordenadora do Serviço de  Atendimento Psicossocial ao Trabalhador, Andreya Arruda; o assistente Social da Perícia Médica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará, Everton Maciel e o supervisor do Programa Qualidade de Vida da Sejus – Antonio Rodrigues. Na sala 02, também as 10h30, será realizada a reunião de trabalho: “A municipalização da saúde do Sistema Penitenciário” , com a presença do secretário Adjunto da Justiça e Cidadania, Augusto Câmara.