Penitenciária de Pacatuba promove I Torneio Vire o Jogo de dama e xadrez

25 de maio de 2012 - 03:00


A Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, realiza no período de 29 de maio a 14 de junho o I Torneio de Dama e Xadrez entre as vivências da Unidade. A iniciativa faz parte do trabalho da equipe de educação física que, segundo o professor Marcelo Vieira, tem por objetivo estimular o raciocínio, a tomada de decisão, a criatividade, além de promover a integração entre internos. “Na área terapêutica, nossa finalidade é estabelecer o entendimento e consciência dos detentos para a abstinência das drogas e resgate da autoestima e confiança”, afirma.

 

 

Durante a semana de 21 a 25 de maio os internos participam de um primeiro momento em contato com as modalidades de jogos de mesa, recebendo as instruções sobre as regras da disputa e os tabuleiros e peças para os treinamentos, propondo, assim, entrosamento e entretenimento dos participantes. O torneio acontecerá em duas fases de classificação: a primeira em cada vivência, de onde sairão dois representantes, o campeão e o vice para a fase final.

 

 

A segunda ocorrerá com a competição destes, definindo finalmente o grande vencedor. Nesta fase haverá o sorteio para os jogos. A premiação será com medalhas, e o campeão geral receberá, também, uma cesta de alimentos para presentear os familiares.