IPF recebe trofeu na I Mostra Internacional das Semanas do Bebê, em Canela (RS)

28 de maio de 2012 - 03:00

A primeira infância foi tema dos debates entre profissionais do Brasil e do exterior que integraram a I Mostra Internacional das Semanas do Bebê, em Canela (RS), realizado pelo Unicef. O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, foi um dos expositores pela inédita iniciativa de realizar a Semana do Bebê dentro de uma unidade carcerária. A iniciativa inovadora que trata da gestação e do primeiro ano de vida da criança ainda atrás das grades, deu ao presídio o trófeu Bebezito, na ocasião representado pela diretora Analupe Araújo de Sousa.

 

 

A Semana do Bebê no IPF aconteceu entre os dias 7 e 12 de julho de 2011, abrangeu 10 mães com bebês com menos de 1 (um) ano (que moram com as mães dentro do presídio, em um espaço batizado de Creche Irmã Marta) e 13 gestantes presidiárias. O evento teve o intuito de divulgar a primeira infância na perspectiva da mãe encarcerada e promoveu oficinas de conhecimento, palestras, concursos, mesas-redondas, exibição de filmes, apresentações culturais, desfiles de bebês, atividades lúdicas e a criação do Espaço do Bebê. Para realização das temáticas foram envolvidos técnicos especialistas das Secretarias do Estado, Defensoria Pública, Instituto da Infância – IFAN e Universidades.

 

 

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê aconteceu de 13 a 20 de maio em Canela e reuniu mais de 60 palestras, oficinas e seminários sobre saúde física e mental dos bebês a partir do debate entre técnicos e comunidade em torno do cuidado com a primeira infância.