Projeto Criança Livre comemora um ano de atividades

30 de maio de 2012 - 03:00

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa comemorou no último domingo, 27, um ano do Projeto Criança Livre, que dá suporte às visitas infantis na unidade. A programação especial foi voltada para as mães e crianças de 6 meses à 12 anos filhos e netos das detentas,  com brinquedos pula-pula, castelinho inflável, sacolinhas com bombons, pirulitos, pipocas, distribuição de refrigerantes e cachorro quente, bem como brindes para as mães e detentas do IPF.

O objetivo dos momentos em alusão ao dia das mães no cárcere é fortalecer os vínculos familiares e em relação as crianças em dias de visita tornar um ambiente mais lúdico proporcionando os direitos e garantias as crianças como prevê o estatuto das crianças e adolescentes.

Ainda no sábado, 26,  foi realizada a II Convivência de Mães e Filhas. Na manhã ocorreu uma palestra sobre o PERDÃO  ministrada pela psicóloga Síria Giovenardi, membro da Igreja Batista Central e do Projeto Celebrando Restauração. Além da palestra houve momento de descontração com músicas alegres e dançantes onde mães e filhas interagiram na ocasião, tivemos a participação do coral vozes da liberdade com uma belíssima apresentação. As ações do fim de semana fecharam as comemorações do dia das mães no IPF.

Atenção integral às mães em Caucaia – Durante o mês de maio, a Cadeia Pública de Caucaia realizou também a I Semana Festiva de Integração para as Mães dos Privados de Liberdade, no período de 07 a 11 de maio, com palestra sobre Prevenções e a Saúde da Mulher, ministrada pela equipe de saúde da Sejus, voltadas para as familiares dos presos. Durante o dia, oito profissionais com alunos dos cursos da Escola Técnica Federal do Ceará fizeram  atendimento nas atividades de maquiagem, corte de cabelo e massagem.

A Cadeia também recebeu a visita do Caminhão do Cidadão, que prestou serviço de emissão de documentos para a comunidade. A programação em Caucaia foi finalizada com um um culto ecumênico, como parte do trabalho de espiritualidade e religiosidade que se desenvolve, na busca da paz, na unidade. A unidade do Sistema Penitenciário recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, da Indústria de Cosméticos Alyne e da Associação dos Estudantes de Caucaia.