Candidatos do Concurso de Agentes Penitenciários tem aulas práticas no IEC

6 de junho de 2012 - 19:02

A Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, visitou na manhã desta quarta-feira, 6 de maio, as duas turmas que estão realizando o Módulo Tático Operacional do Curso de Formação Profissional do Concurso para Agentes Penitenciários, realizado no Instituto de Educação do Ceará (IEC). Semanalmente quatro turmas recebem aulas do módulo, ministrado por 15 agentes penitenciários federais ligados ao Departamento Penitenciário Federal. O primeiro período de capacitação do Curso de Formação para Agentes Penitenciários iniciado em 21 de maio segue até o dia 22 de junho, com um total de 586 alunos. 
 
A secretária deu boas vindas aos agentes enfatizando a importância do treinamento para os novos profissionais e respondeu algumas dúvidas dos candidatos. “Reconhecemos a importância do agente penitenciário e buscamos proporcionar a todos os vocês, futuros profissionais da Sejus, as melhores técnicas tanto para defesa quanto na busca da ressocialização, pois devemos ter sempre em mente o compromisso na hora de devolver os presos à sociedade pessoas melhores do que entraram”, afirmou. A secretária também esclareceu sobre a convocação após a capacitação. “Pretendemos tão logo seja finalizada todas as etapas já fazermos a convocação, inclusive para ja termos novos profissionais na inauguração da nova casa de custódia, CPPL IV, em Itaitinga”, declarou.   
O módulo de defesa pessoal conta com instruções em três modalidades: Escolta a pé e motorizada; Algemação e Mobilização e utilização da Tonfa. “Nosso objetivo com o este módulo é preparar os futuros agentes de forma que garantir a profissionalização do agente, respeitando a integridade física dos detentos, respeito aos direitos humanos, à legislação, focar o uso progressivo da força, mas principalmente assegurar a segurança do agente penitenciário”, falou o professor e porta-voz do Sistema Penitenciário Nacional, Marcelo Adriano. O professor garantiu que o grande diferencial é que este curso está sendo ministrado por agentes penitenciários, que conhecem o dia a dia dos profissionais que lidam diariamente com a realidade dentro das prisões.    
Para os candidatos Lúcia Raquel e Márcio Batista, o curso e a entrada da nova turma está sendo uma oportunidade para, juntamente com os agentes penitenciários atuais, mudar a visão da sociedade do agente como expressões como carcereiro, violento e truculento. “Vimos nesta turma uma grande preocupação com a formação acadêmica, candidatos que ou já tem formação ou estão em conclusão e que defenderão, junto aos demais agentes, a imagem da categoria defensora dos direitos à dignidade da pessoa”, afirmou Lúcia Raquel.
Assim como Lúcia Raquel, Márcio Batista também tem a formação em Direito e vê a educação como um dos grandes destaques e desafios para os novos agentes. “A rotina do dia a dia com o detento torna o papel do agente fundamental no processo de ressocialização, para tanto esta capacitação está sendo muito proveitosa”, argumentou.   
“Temos acompanhado turmas motivadas e uma formação boa, mas os resultados na prática dependem também da capacitação continuada e do acompanhamento destes novos agentes”, garante o o coordenador de apoio à capacitação em serviços penais do Depen, Antônio Carlos Dantas, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos instrutores do módulo. 
O Curso de Formação Profissional terá caráter classificatório e eliminatório e será composto por 10 módulos, aos quais serão abordados conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, do Ministério da Justiça. As disciplinas teóricas para as 12 turmas do período serão realizadas no Colégio Júlia Jorge e o módulo de Defesa Pessoal acontecerá no Instituto de Educação do Ceará e da Escola Maria Thomásia. O local de realização da Prática de Tiro posteriormente. O Curso de Formação Profissional será oferecido em regime de integral em cinco semanas, podendo as atividades serem realizadas aos sábados, domingos e feriados.
O candidato terá uma ajuda de custos valor de R$ 1.142,32 que será paga em parcela única por crédito na conta do Bradesco, além de 25 tíquetes-alimentação no valor unitário de R$ 8,00 (oito reais). A Prova Final do Curso de Formação Profissional será aplicada somente após serem realizados os três períodos do Curso. 
Segunda turma – A matrícula para o Período II do Curso de Formação Profissional será efetuada no endereço eletrônico do Concurso das 8 horas do dia 11 até as 23h59min do dia 12 de junho de 2012. Ao todo, 1.997 candidatos devem participar do Curso de Formação, fase eliminatória e classificatória, sendo a decisiva para o provimento das 800 vagas ofertadas no certame. Informações: 3101-9710 e 3101-9711