Instituto Penal Feminino do Ceará terá projeto de assistência social e psicológica aos filhos das presidiárias

8 de junho de 2012 - 03:00

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e o Instituto da Infância realizam na próxima quinta-feira, 14 de junho, a abertura do projeto Brincar Vir-Ver, às 9h, na quadra de esportes Bento Laurindo do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz.  Na ocasião, o cantor Tião Simpatia fará uma apresentação, juntamente do coral Vozes da Liberdade do Presídio Feminino, e a coordenadora do Instituto da Infância no Ceará, Luzia Laffite, expõe às internas a metodologia do projeto que pretende atender com equipe multidisciplinar às mães e filhos em tempo do cárcere. Técnicos do Departamento Penitenciário Nacional e e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República estarão presentes à solenidade. 
“Hoje, mais de 300 internas, das 444 internas, possuem filhos até 11 de idade e o tempo no cárcere deve abalar muito às estruturas familiares e principalmente, psicológicas dessas crianças. E, o Governo do Estado do Ceará recebeu de forma muita positiva a proposição do Ifan, juntamente com a Secretaria de Direitos Humanos, em trabalhar a assistência à essa maternidade. Essa parceria só foi possível depois da realização em junho do ano passado da Semana do Bebê, que sensibilizou a unidade, a esta condição de fragilidade a que estão expostos mães e filhos”, aponta a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.
O projeto visa fomentar os vínculos afetivos entre as mães presidiárias e seus filhos, até 11 anos de idade, visando à reintegração da egressa no contexto familiar, através de oficinas temáticas, capacitação das agentes penitenciárias nas temáticas da infância, da mulher e da maternidade, encontros mensais e acompanhamento das ações com as detentas. 

“Estamos trabalhando para tornar as visitas mensais das criancas às suas maes mais lúdicas, mais atrativas e menos duras para ambas as partes. O programa incentivará, através de reuniões com familiares/responsáveis das crianças, para que as mães presidiárias possam melhor acompanhar de perto a educação dos filhos”, segundo a diretora do IPF, Analupe Araújo.  

Outro diferencial do projeto é fomentar a formulação de políticas públicas para a prevenção da negligência infantil para a Região  Metropolitana de Fortaleza. “O programa irá atuar de forma com que as ações tenham sustentabilidade, monitorando, sistematizando as ações e disseminando as experiências”, complementa. 

Serviço
Lançamento do Projeto Brincar Vir-Ver
Data: 14 de junho de 2012 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
Endereço: BR 116, Km 27, Aquiraz
O exercício da maternidade
nas unidades de privação de liberdade.
Informações: Ifan – (85) 3268.3979