“As Mães de Chico Xavier” será exibido nesta terça (26) para 150 internas do IPF

25 de junho de 2012 - 03:00

Cento e cinquenta internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa terão uma sessão de cinema nesta terça-feira (dia 26), assistindo ao filme “As Mães de Chico Xavier”, que será exibido às 9h. A proposta reafirma a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará com a Estação Luz Filmes, que visa promover a reflexão das internas, além de contribuir para levar cultura com uma mensagem que traga a introspecção sobre valores e práticas a serem levadas para o lado de fora do cárcere.

 

A exibição do filme vem à época do lançamento do programa Brincar Vir Ver  – uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o Instituto da Infância – que apóia a maternidade responsável das quase 300 internas que são mães na unidade.

 

O projeto visa fomentar os vínculos afetivos entre as mães presidiárias e seus filhos, até 11 anos de idade, visando à reintegração da egressa no contexto familiar, através de oficinas temáticas, capacitação das agentes penitenciárias nas temáticas da infância, da mulher e da maternidade, encontros mensais e acompanhamento das ações com as detentas.

 

O filme “As Mães de Chico Xavier” aborda a dor da perda. No enredo, Ruth (Via Negromonte) tem um filho adolescente, que enfrenta problemas com drogas. Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes). Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Estas três mulheres se encontram quando, cada um por um motivo particular, resolvem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).