Detentas assistem a sessão de “As mães de Chico Xavier” no IPF

26 de junho de 2012 - 03:00

Internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa assistiram nesta terça-feira, 26 de junho, uma sessão de do filme “As Mães de Chico Xavier”, exibido no espaço polivalente da unidade. A proposta reafirma a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará com a Estação Luz Filmes, que visa promover a reflexão das internas, além de contribuir para levar cultura com uma mensagem que traga a introspecção sobre valores e práticas a serem levadas para o lado de fora do cárcere.
Segundo um dos diretores do filme, Glauber Filho, que visitou a unidade, a idéia do filme surgiu quando os cineastas buscavam uma forma de homenagear Chico Xavier, uma vez que Daniel Filho já havia feito um filme sobre a vida do médium. “Em uma conversa com uma mães que receberam cartas, a mineira Célia Diniz, entendemos que abordar as famílias ajudadas por Chico Xavier era uma forma de entender o bem que ele poderia trazer parar as famílias enfrentarem a dor da perda”, falou.
Glauber argumenta que a exibição em espaços com pessoas privadas de liberdade, além de ser uma orientação da Estação da Luz, ajuda a estabelecer valores que nortearam a vida do homenageado. “Citando Chico Xavier, ele falava que sempre temos a oportunidade de fazer um novo começo. É o que buscamos, mostrar que a vida continua e fortalecer valores como o perdão e a gratidão”.
“As Mães de Chico Xavier” é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas e que vêem sua realidade se transformar repentinamente: Ruth (Via Negromonte), cujo filho jovem enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar com o marido a perda do filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier.
“Mães” foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico Xavier. O filme é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira. 
Para a detenta Raquel Queila Kelvia, uma das 120 presas que viram a sessão, o filme provocou uma grande mistura de sentimentos.”Chorei muito no início por causa das mortes das pessoas queridas, mas ao final foi emocionante ao ver a felicidade das famílias com as cartas que receberam, me deixando feliz”, declarou.