Gestores da Sejus realizam visita técnica à Cadeia Pública de Crato

4 de julho de 2012 - 17:24

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Mariana Lobo realizará uma visita técnica à Cadeia Pública de Crato nesta quinta-feira, 5, com o objetivo de conferir os últimos ajustes necessários para a inauguração da unidade, que será realizada no dia 20 de julho. Acompanhada por uma comitiva de gestores e assessores técnicos da Sejus das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Segurança, Mariana Lobo verificará as instalações da cadeia, da estrutura física às estações de trabalho dos funcionários da unidade. O subcoordenador regional do Sistema Penitenciário, Wanderson Pereira, também estará presente na visita.
A nova Cadeia Pública do município do Crato tem capacidade para 127 detentos e foi totalmente construída com recursos do Tesouro Estadual, com investimento de R$ R$ 3.587.921 milhões. A unidade tem, aproximadamente, 1.845,81 m² de área construída com dois blocos principais: um administrativo e outro de vivências. No bloco administrativo estão localizados os espaços da direção, da coordenação de educação, da assistência social, além de espaços para a vistoria de detentos, refeitório,  prontuário, identificação de visitas e de detentos e alojamentos de agentes penitenciários e de policiais militares. Além disso, a Defensoria Pública Estadual também terá local reservado para atendimentos. Neste bloco também estão localizados os departamentos de Tecnologia da Informação e de Circuito Fechado de TV (CFTV).

“O Governo do Estado vem empreendendo esforços no sentido de reformar e modernizar as cadeias existentes e a construção de novas cadeias. A partir de 2007 foram criadas 835 novas vagas em cadeias públicas, sendo 14 novas cadeias construídas. Ainda em 2012 devemos entregar as cadeiras de Cruz, Jati e Milhã”, afirmou a secretária Mariana Lobo.

No bloco de vivências estão 12 celas coletivas masculinas com nove vagas cada, quatro celas de isolamento masculinas com duas vagas cada, duas celas coletivas femininas com nove vagas cada, uma cela de isolamento feminino, com 2 vagas. O espaço ainda conta com solário, pátio livre, salas de aula, consultório médico, consultório odontológico, enfermaria, oficina, sala multiuso, refeitório e lavanderia.
A cidade do Crato possui hoje uma cadeia pública com capacidade para 63 presos do sexo masculino, que deve ser desativada após a inauguração da nova unidade. A nova cadeia do município abrigará os presos da antiga cadeia, além de condenados de outras cidades que não possuem casas de detenção.