Secretaria da Justiça e Cidadania recebe sete telecentros através de parceria com o Serpro

10 de julho de 2012 - 19:14

A secretária da Justiça e Cidadania do estado do Ceará, Mariana Lobo, assinará nesta quarta-feira, no Cambeba, uma parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que irá doar à Sejus sete telecentros, sendo cinco a serem instalados em unidades prisionais para cursos de capacitação offline para detentos e dois para serem instalados na Casa do Cidadão.

Ao todo, a população cearense será beneficiada com vinte e oito telecentros, resultado das parcerias firmadas entre a Câmara Municipal de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. Os novos telecentros irão contribuir com diversos programas sociais, viabilizando conexão de internet e formação por cursos de educação a distância, inclusive cursos offline para presidiários.
Cada telecentro é formado por dez microcomputadores e um servidor de rede. Além de doá-los, o Serpro vai instalar e configurar os equipamentos, disponibilizando formação dos monitores que fazem o atendimento nas unidades. O Serpro fica responsável, ainda, pelo acompanhamento das atividades do telecentro, manutenção dos softwares e custeio relativo à participação de seus profissionais.
Pela manhã, às 10h, a assinatura acontece na Câmara Municipal de Fortaleza, viabilizando um telecentro itinerante para acompanhar as sessões realizadas pela casa legislativa pelo projeto Câmara nos Bairros. Além dos sete a serem dispolinibilizados para a Sejus, 15 serão destinados a programas sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e cinco telecentros serão recebidos pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), que leva a tecnologia aos pontos de cultura.
O Programa de Inclusão Digital do Serpro mantém 443 telecentros em todo o Brasil e dez no exterior (Haiti, São Tomé e Príncipe, Cuba, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau). No Ceará, são 25 unidades em funcionamento. Os computadores dos telecentros são acessíveis, pois utilizam o aplicativo (compilador) LianeTTS, solução que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores por pessoas com deficiência visual. Nos telecentros são incentivados cursos abertos de educação à distancia oferecidos pelo Serpro, como Direitos do Consumidor Bancário, Ética na Escola, Introdução à Gerência de Projetos, Matemática Financeira, Planejamento Financeiro Pessoal, Português no dia a dia, Primeiro Emprego, Segurança Alimentar, Digitação, Sensibilização para o uso de software livre, entre outros.