Candidatos do concurso para agente penitenciário concluem módulo tático-operacional

17 de julho de 2012 - 13:18

Os candidatos do segundo período do Concurso de Agente Penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce) concluíram no último sábado, 14 de julho, o módulo Tático-Operacional do Curso de Capacitação, última etapa do certame, que tem caráter eliminatório e classificatório. As aulas aconteceram no Complexo Esportivo da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Os mais de 650 candidatos receberam capacitação por 16 agentes penitenciários federais da Escola Nacional de Serviços Penais, do Ministério da Justiça. Divididos em 12 turmas neste segundo período, o módulo teve carga horária de 48 horas, divididos nas discplinas de escolta, técnicas de emprego de tonfa e técnicas de imobilização.
 
Segundo o agente penitenciário federal, Rogério Baicere, coordenador de execução do curso, é notória a mudança operacional nos estados em que foram  realizados o treinamento. “De forma geral, os agentes passavam pelos concursos sem conhecer os métodos específicos de trabalho no ambiente prisional. Com a capacitação, além de contribuir na criação de uma identidade para o Agente Penitenciário, o Estado ganha pois investe em seu servidor e previne alguns erros ocasionados muitas vezes pelo descobrecimento exato de como se portar nas diversas situações”, afirmou. 
A candidata Patrícia Martins, formada em direito, fala com ansiedade sobre a sua nova profissão, caso seja aprovada: “Quero cuidar, vigiar e reeducar os detentos para que eles possam voltar para a sociedade como cidadãos e não voltem a delinquir”. 
Os candidatos participarão no dia 27 de junho do Ciclo de Palestra, no teatro do Shopping Via Sul, que encerrará a capacitação do segundo período.