IPPOO II inicia projeto para coleta seletiva e reciclagem de todo o lixo da unidade

13 de agosto de 2012 - 17:15

O Instituto Penal Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, a partir da próxima terça-feira, 14 de agosto, às 9 horas,  inicia o projeto Presídio Verde, onde todo lixo produzido dentro da unidade será encaminhado para reciclagem. O projeto da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Município.
 
  
 
Ao todo 30 detentos participarão do projeto, dois de cada uma das dez vivências da unidade, além de dez detentos que hoje já realizam a limpeza da unidade. Além de contribuir para o meio ambiente, proporcionando o reaproveitamento dos materiais, os detentos terão direito à remissão de pena em um dia a cada três dias trabalhados. “O projeto tem o objetivo de manter a unidade limpa, além de gerar uma nova concepção de participação ativa dos internos na questão ambiental”, afirmou o diretor da unidade, Plauto Roberto.
 
A unidade receberá 25 lixeiras para coleta seletiva de plástico, papel, metal e material orgânico e todo lixo coletado será doado para entidades ou associações sociais. “Nosso plano é inicialmente realizar doação destes materiais e num segundo momento gerar uma renda que será revertida para benefícios na própria unidade”, acrescenta Plauto. O projeto também prevê que o lixo orgânico seja reciclado dentro do IPPOO II, gerando abudo e o óleo de cozinha, que antes era jogado fora, seja transformado em produtos de limpeza. No momento também haverá o plantio de 50 mudas nas áreas administrativas da unidade.