Vinte e quatro formandos no curso de auxiliar administrativo promovido pela Sejus e SDE

13 de agosto de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), por meio do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae), e em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) ofereceu mais um curso de formação aos apenados de regime aberto e semiaberto e seus familiares. No total, trinta vagas foram disponibilizadas para o curso de Auxiliar Administrativo, com 24 concludentes.

O curso teve carga horária de 80 horas/aula e aconteceu de 09 de julho a 10 de agosto de 2012. Os participantes receberam auxílio de vales transportes para a locomoção até o local das aulas, na sede do Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Ceará (Nudep), que apoia a realização da formação. No encerramento do curso foram sorteados cinco kits de escritório para auxiliar o início da nova profissão.

Esta é a segunda turma de apenados em regime semiaberto que participam da formação profissional, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Em junho, 17 egressos formaram-se no curso de eletricista predial. “O resultado é bastante satisfatório, pois algumas destas pessoas já se encontram trabalhando na área. Isso prova que, muitas vezes, falta uma oportunidade e a qualificação necessária para ocupar os postos de trabalho”, informa a supervisora do Napae, Cap. Keydna Carneiro.

Ainda esse ano, a Sejus pretende ofertar cursos de bombeiro hidráulico e informática básica para mais duas turmas de trinta pessoas. “Esses cursos são de suma importância para que os apenados possuam uma formação profissional e, com ela, consigam a inserção no mercado de trabalho”, pontua a supervisora.