Terceira turma de concursandos participa do Ciclo de Palestras do curso de formação para agentes penitenciários

30 de agosto de 2012 - 11:53

Mais uma turma, agora do terceiro período do concurso para o cargo de Agente Penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce), participa do Ciclo de Palestras, realizado no dia 30 de julho, das 8h às 18h, no Teatro Via Sul. O ciclo integra a grade do programa de capacitação dos aprovados no concurso regulamentado pelo edital Nº 029/2011 – Seplag/Sejus, publicado no DOE de 06.09.2011, para o provimento de 800 vagas e a formação de um cadastro reserva para os agentes penitenciários.

Cerca de 1.300 concursandos já concluíram o primeiro período do Curso de Formação Profissional para Agentes Penitenciários (CFP), com aulas ministradas pelos professores contratados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Ao todo, três turmas de 660 alunos foram formadas, com a convocação dos candidatos através da Comissão Executiva do Vestibular da UECE – CEV, realizadora do concurso, totalizando 1.980. Os três períodos são de caráter classificatório e eliminatório, de acordo com as normas contidas no Edital e nos demais instrumentos da realização do CFP.

Segundo o Presidente da Comissão do Concurso regulamentado pelo Edital Nº 029/2011, Evandro Oliveira, o Curso de Formação Profissional de Agentes Penitenciários tem por finalidade capacitar o aluno para a execução das atividades previstas no Artigo 1º da Lei Nº 14.966, de 13 de julho de 2011, desempenhando dentre outras, as seguintes atribuições: vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais integrantes da Estrutura Organizacional da Secretaria da Justiça e Cidadania.