Cadeia Pública de Sobral promove palestra sobre drogas para internas

3 de setembro de 2012 - 19:37

A cadeia pública de Sobral promoveu palestra educativa sobre ”Drogas”, uma ampla abordagem do tema, destinada às 23 internas da ala feminina, em agosto. Durante o dia, foi dada a oportunidade de um espaço para a apresentação de experiências vividas com o uso de drogas e os efeitos causados à pessoa, seus familiares e amigos. Histórias de pessoas conhecidas foram, também, narradas, exemplificando com casos reais os danos e a grandeza dos mesmos. A Unidade Prisional pertence ao  sistema da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.

O livro do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos dentro do Sistema Penitenciário foi entregue, na oportunidade, como uma forma do conteúdo da palestra de cunho preventivo e educativo permanecer ao alcance, sempre que possível, para leitura e aprendizado. Dentre os assuntos foram discutidos os diversos tipos de drogas existentes, seus efeitos, o momento adequado para o dependente químico buscar ajuda, os profissionais capacitados para esta finalidade, as crises de abstinência, locais adequados para tratamento        e as maleficências que as drogas ocasionam no seio familiar e na sociedade.


A situação do uso e tráfico esteve em análise, por meio de grupos formados entre as participantes. Uma reflexão foi provocada e acompanhada por profissionais ao final do evento, motivando uma vida sem o uso e o porte de drogas e as coisas boas que podem advir com a decisão certa de viver bem.  Chocolates foram distribuídos a todos os presentes como forma de demonstrar o quanto a vida “é doce”, sem as drogas.