NETP realiza campanhas contra o Tráfico de Pessoas nas escolas estaduais em Fortaleza

10 de outubro de 2012 - 03:00

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE), visitou nesta terça-feira, 9 de outubro, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Jangada, no Cristo Redentor, onde deu continuidade ao projeto de sensibilização e capacitação para os estudantes do 3o ano ensino médio na escola contra o Tráfico de Pessoas.
Durante a visita os profissionais do NETP apresentam a dinâmica deste tipo de crime no Ceará, destacando os tipos de abordagens e os perigos para os jovens, com a apresentação do filme “Tráfico Humano”, dentre outros filmes, incentivando a discussão do tema através de um cine-debate. Na ocasião os técnicos também colocam à disposição para possíveis denúncias os serviços do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante – PAAHM, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, e do próprio NETP, na sede da Sejus-CE. 
Para a coordenadora do Netp, Lívia Xerez, as ações nas escolas também ajudam a dar maior agilidade nas denúncias, aproximando o núcleo das vítimas em potencial para este tipo de crime no estado. “Com as ações nas escolas capilarizamos os atendimentos e conseguimos sensibilizar os jovens que, muitas vezes após as palestras, nos procuram para relatar algum indício de aliciamento, tanto o feminino quanto o masculino”, fala.
O projeto piloto foi iniciado durante a semana alusiva ao Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, na última semana de setembro, levando a sensibilização a cinco escolas de ensino médio estaduais: Colégio Estadual Liceu do Ceará (Conjunto Ceará e Vila Velha), Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio (Pirambu); Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Hermenegildo Firmeza (Vila Peri). Ainda no mês de outubro será visitada a Escola Integrada 2 de maio, no Passaré, além do reforço nos outros turnos nas escolas já visitadas. 
“É importante ratificarmos este trabalho preventivo para que muitos desses jovens não sejam seduzidos por propostas para serem jogadores de futebol, dançarina ou modelo, que vimos serem muito recorrentes, conforme relatos já colhidos nas visitas, aos quais já encaminhamos para outras instituições de assistência e repressão”, conclui Lívia.
 
Para denunciar casos, ligue para (85) 3101-2708 ou 3454-2199.
netp.sejus@sejus.ce.gov.br