Agentes realizam prova para entrar no GAP na próxima semana

17 de outubro de 2012 - 17:31

Noventa agentes penitenciários do Ceará são candidatos ao Grupo de Apoio Penitenciário – GAP.  Ao todo, 83 homens e sete mulheres concorrem às vagas disponibilizadas pelo edital de seleção e participam da etapa seletiva, que é a prova de conhecimentos específicos que ocorrerá no dia 25 de outubro de 2012, às 13h, na Escola de Gestão Penitenciária. O conteúdo da prova está disponível no Anexo do edital.

 

Aprovados, os candidatos passam ainda pelas seguintes etapas seletivas: avaliação psicológica (caráter eliminatório), avaliação física (caráter classificatório e eliminatório), investigação social e funcional, curso de integração, realizado em ambiente de mata (eliminatório) e, por fim, os aprovados farão curso de habilidades específicas, que também terá caráter eliminatório e classificatório. Todas as etapas estão especificadas no edital de seleção interna.

 

Os agentes penitenciários em efetivo exercício do quadro da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará puderam participar do certame de Seleção Interna 001/2012 da Sejus.  Para conduzir o processo de seleção para o GAP foi criada uma Comissão Especial, composta pelos servidores Socorro Matias, Evandro Oliveira e Adriano Citó, sendo presidida pela coordenadora adjunta da Coordenadoria do Sistema Penal, Socorro Matias.

O GAP é o grupo tático e operacional, formado por agentes penitenciários, e que atua na escolta, vistoria, contenção e prevenção de motins do sistema penitenciário do Ceará. O grupo foi formado oficialmente em 2012 e tem sede em Itaitinga, próximo as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.